Banca de DEFESA: BRENDA SANTOS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENDA SANTOS DE SOUSA
DATA : 22/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On-Line
TÍTULO:

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPO: COMPREENDENDO AS IMPLICAÇÕES DA DIVERSIDADE CULTURAL NO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO INTERCULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Epistemologia; Educação Científica; Campesinato; Ensino de Ciências; Saberes.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo central discutir as implicações da diversidade cultural para a promoção do diálogo intercultural na educação científica do campo, a qual emergiu do seguinte questionamento: Como a área da Educação Científica e da Educação do Campo tem se articulado no que tange a abordagem da diversidade cultural no trabalho pedagógico e quais são as possíveis implicações para a caracterização do diálogo intercultural nesse contexto? O relatório de pesquisa foi organizado no formato de coleção de artigos, orientado por três objetivos específicos, a saber: analisar o modo como o trabalho pedagógico em ciências nos espaços escolares tem sido caracterizado em periódicos da área de educação e ensino, nas dimensões sócio-histórica e epistemológica acerca da diversidade cultural do campo; caracterizar epistemologicamente as condições de possibilidade de estabelecimento do diálogo intercultural na educação científica do campo; compreender as condições de possibilidade para o estabelecimento do diálogo intercultural a partir de narrativas de professores de ciências de escolas situadas no campo. Neste estudo, foi possível discutir e inferir que a percepção sobre as implicações da diversidade cultural do campo no processo de ensino e aprendizagem das ciências tem se efetivado, embora ainda exista a necessidade de novos estudos que se enveredem a discutir mais profundamente as relações entre ensino de ciências e realidade no cenário da diversidade cultural do campo, principalmente quando tratamos das relações entre conhecimento tradicional/ancestral e científico, os silenciamentos e os conflitos inter-epistêmicos. Tendo isso em vista, outro resultado que emerge deste estudo
foi à caracterização epistemológica das condições de possibilidade de estabelecimento do diálogo intercultural na educação científica do campo, por meio da aproximação entre as teorias de Ludwig Fleck e Mikhail Bakhtin. A partir daí, apresentamos alguns aspectos filosóficos acerca do diálogo intercultural, que a nosso ver estão amparados em reflexões teóricas que servem de base para construção e desenvolvimento de propostas pedagógicas e didáticas que objetivem romper com o silenciamento das vozes das tradições marginalizadas na sala de aula por meio do enfrentamento a certos dilemas que se impõem a uma postura sensível a diversidade cultural. Por fim, ao analisar narrativas de professoras de ciências de escolas situadas no campo, constatamos que em faces do diálogo entre diferentes coletivos de pensamento sempre haverá espaço para negociação de significados, por meio do estabelecimento das relações de semelhanças e diferenças. Nesse processo, é natural que os sentimentos gerados possam dar lugar a conflitos, pois não existe diálogo neutro, portanto não encaramos que um conflito é necessariamente desnecessário e improdutivo nas aulas de ciências, pois a partir de uma mediação intercultural conduzida pelo professor(a), poderá ganhar contornos com potencial educativo desde que estes fujam das posturas absolutistas, relativistas ou totalitárias. Na educação científica do campo esse quadro poderá favorecer
na ampliação de conhecimento, dominando a ciência a tal ponto de saber usá-la ao seu próprio favor e das sociedades onde vivem, contribuindo com o letramento científico e, portanto, na autonomia dos sujeitos em sua tomada de decisões e na defesa de seus territórios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 519.326.105-10 - GEILSA COSTA SANTOS BAPTISTA - UEFS
Interno - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA
Externo ao Programa - 794.531.125-34 - Frederik Moreira dos Santos - UFBA
Externo à Instituição - Ana Paula Diorio
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 12:58
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