Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO) - Chamada Simplificada para Candidaturas a Professores/as Visitantes

O Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO)  da Universidade Federal da Bahia (UFBA) convida professores/as interessados/as a se candidatarem para a posição de professor/a visitante, conforme o EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA. As candidaturas selecionadas pelo POSAFRO serão submetidas à PRPPG por meio do referido edital, o qual deve ser lido e amplamente conhecido por todos os candidatos. A seleção dos candidatos/as será realizada mediante análise de curriculum vitae e plano de trabalho.

Candidatos/as negros/as devem indicar sua condição por meio de um formulário próprio anexo ao EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA no momento da submissão da candidatura ao POSAFRO. Os candidatos/as devem cumprir com os requisitos de contratação estabelecidos no EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA, bem como apresentar a documentação conforme especificado no mesmo. É importante que os candidatos/as pesquisem o histórico e conheçam as linhas de pesquisa do POSAFRO, que abrangem os seguintes temas: Estudos Étnicos, contemplando pesquisas sobre populações afrodiaspóricas no Brasil ou em qualquer outra região das Américas, com foco nas relações raciais, "culturas negras" e populações indígenas; e Estudos Africanos, englobando estudos sobre a África e a construção do conhecimento sobre o continente, em qualquer período histórico e recorte geográfico, com ênfase nas formulações sobre etnicidade, nação, gênero e raça.

Além dos requisitos mencionados no EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA, o Plano de Trabalho deve incluir a adesão a uma ou às duas linhas de pesquisa e apresentar atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de um tópico sobre como o/a estudante de iniciação científica atuará. Ressaltamos que a aprovação da candidatura pelo colegiado do programa não implica a aprovação no EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA, uma vez que a seleção final será realizada por um comitê multidisciplinar próprio, de acordo com as diretrizes estabelecidas no EDITAL 005/2023 - PRPPG/ UFBA. Serão aceitas candidaturas até 30/06/2023 às 23h59min através do e-mail posafrocoord@gmail.com.

Salvador, 27 de maio de 2023
Jesiel Oliveira FilhoCoordenador-Adjunto do POSAFRO/UFBA