Banca de DEFESA: MARGARIDA DUETE LOURENCO BENDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARGARIDA DUETE LOURENCO BENDO
DATA : 02/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

TCHIKUMBI: ritual de iniciação das Bichiento e suas implicações nas relações de poder em Cabinda, Angola


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Cabinda. Tchikumbi. Nchiento. Relações de poder


PÁGINAS: 181
RESUMO:

 

A pesquisa que deu origem a esta dissertação pretende compreender a dinâmica em torno do ritual de iniciação das Bichiento, Tchikumbi entre os Bauoio[1] do Povo Grande[2] na província de Cabinda, Angola. São analisadas as implicações do ritual nas relações de poder entre Bakala[3] as Nchiento[4] Bauoio do Povo Grande em Cabinda, uma vez que o ritual se enquadra numa das fases de iniciação das ikumbi para a vida adulta, ou seja, apresentá-la à sociedade, como estando apta para a vida jovem/adulta ao tornarem-se Bichiento. Nesta análise levamos em conta as relações de poder a partir do Tchikumbi, como o ritual se insere dentro dos seus contextos endógenos de reprodução e de conhecimento, buscando entender a dinâmica da prática enquanto estrutura de poder social. Por fim, procurando (re)constituir as histórias de vida de duas Bichiento, levando a cabo proposta das narrativas encruzilhadas, das interlocutoras: Maria Das Dores (minha mãe) e eu mesma Margarida Duete. Principalmente, as nossas experiências enquanto pertencentes à etnia Bauoio, em relação ao processo do ritual, uma vez que passamos pelo ritual de iniciação das Bichiento, o Tchikumbi, embora em momentos diferentes. A partir das nossas história de vida, procuro analisar os conflitos geracionais em relação ao ritual e os papéis das Nchiento na sociedade cabindense na contemporaneidade.



[1] O Clã dos Bauoio é um grupo que pertence aos povos localizados em Cabinda\Angola e em algumas regiões da República  Democrática do Congo. Fazendo parte da grande família Bantu

 

[2] Aldeia (comunidade) do Povo Grande fica localizado no município de Cabinda, na zona sul da cidade, concretamente na estrada nacional, que liga a cidade à fronteira do Yema (fronteira entre Cabinda e Congo Democrático). E é também a aldeia onde está localizada a minha pesquisa.

 

[3]  Bakala sinônimo de homem.

 

[4] Nchiento sinônimo de “mulher”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3081490 - PATRICIA ALEXANDRA GODINHO GOMES
Interna - 376.957.705-15 - ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO - UFRB
Interna - 901.109.435-20 - CRISTIANE SANTOS SOUZA - UNILAB
Externo à Instituição - OMAR RIBEIRO THOMAZ - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 22:28
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA