PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOANNE SILVA NASCIMENTO

DISCENTE : JOANNE SILVA NASCIMENTO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Instituto de Letras -UFBA Salvador/BA ( Vídeo conferência)

Vida vaga-lume: resistência e produção de vida em Clarice Lispector.

Clarice Lispector, A hora da estrela, vaga-lume, resistência

Debruçado sobre a escrita de Clarice Lispector, o estudo centra-se no último romance da autora. Desde a sua publicação, em 1977, A hora da estrela desafiou a crítica literária, que tendeu a destacar, na protagonista Macabéa – nordestina pobre que migra para o Rio de Janeiro – sinais de sofrimento e desamparo. Com o intuito de deslocar essa visão, apresenta-se aqui uma outra perspectiva que situa, ao lado da inegável opressão, uma força vital afirmando-se, insistindo em permanecer, sem se deixar abater ou cooptar. Tomando distância das leituras realizadas pela maior parte da fortuna crítica de Lispector, este estudo grifa os pequenos escapes que levam Macabéa a frequentemente se encontrar com a alegria, a despeito de qualquer opressão. A análise fica concentrada nas ações da personagem, estratégia ainda pouco explorada entre os estudos clariceanos. São estabelecidos diálogos entre a ficção de Clarice Lispector e as considerações que Georges Didi-Huberman (2011) teceu acerca da reflexão construída por Pier Paolo Pasolini, para quem, os seres humanos, quando resistem a coerções que operam como ataques à vitalidade, podem ser chamados de vaga-lumes. Nos discursos do pensador italiano e do filósofo francês, o pequeno inseto serve como imagem para um certo tipo de resistência, pois, apesar de mínimo, não deixa de produzir seu brilho, mesmo estando ameaçado pelas grandes luzes. Macabéa, tal qual é mostrada neste estudo, é portadora do mesmo poder de resistência atribuído ao vaga-lume.

Presidente - 282473 - MIRELLA MARCIA LONGO VIEIRA LIMA
Interna - ***.078.365-** - ANTONIA TORREAO HERRERA - UFBA