PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VANESSA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE : VANESSA SILVA DOS SANTOS
DATA : 10/03/2023
LOCAL: Instituo de Letras

A HISTÓRIA CONTADA EM SILÊNCIO:

UMA LEITURA DO ROMANCE A GLORIOSA FAMÍLIA: O TEMPO DOS FLAMENGOS DE PEPETELA

A Gloriosa Família. Literatura e História. Escravo. Sujeito.

O presente trabalho se dedica ao estudo do romance A Gloriosa Família: o tempo dos flamengos (1999), de autoria do escritor angolano Pepetela. Trata-se da releitura dos sete anos (1641-1648) em que Luanda permaneceu sob dominação holandesa. O foco narrativo é voltado para a família de Baltazar Van Dum, um holandês católico, comerciante de escravos que se envolve em uma série de conflitos para manter sua posição, durante a guerra entre portugueses e holandeses. Toda a trama é narrada pelo escravo pessoal de Baltazar. A problemática da voz narrativa de um escravo sobre o seu dono e os recursos ficcionais utilizados dão testemunho da relação senhor/escravo numa visão dupla. Preenchendo os vazios, convertendo em disfarce o seu silêncio, o escravo é inserido no jogo de poder e de linguagem em que se configuram as identidades coloniais, o que lhe permite se posicionar como o sujeito do discurso no transcorrer da narrativa. Diante disso, pretende-se verificar de que modo o romance se insere no quadro de representação do passado e releitura de fatos históricos, sob o prisma das relações entre Literatura e História e a partir de algumas ideias chave das teorias pós-coloniais. Analisa-se, também, o modo como o romance evidencia as consequências do escravismo sobre os indivíduos. Toma-se como pressuposto a experiência da colonização, o autoquestionamento identitário, os processos de desconstrução e ressignificação de noções arraigadas na cultura ocidental a respeito da literatura, da constituição do sujeito e da identidade. A relevância desse estudo se evidencia no registro dos mecanismos simbólicos de reprodução do racismo que perduram até os dias atuais. A Gloriosa Família é tomada como referencial literário e teórico que possibilita, através da sua representação das sociedades escravagistas e pessoas escravizadas, traçar as questões colocadas pelo estudo das literaturas africanas de modo geral, tomando-o como objeto comparativo para análise das realidades pós-coloniais. Além disso, este estudo pretende atender a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio e pretende contribuir para a formação de uma geração mais sensível às consequências da escravidão na sociedade brasileira.

Externo ao Programa - 3425757 - JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO - nullPresidente - ***.408.315-** - NOELIA BORGES DE ARAUJO - UFBA
Externa à Instituição - SIMONE DE JESUS SANTOS - UNEB
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 13:53