PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA LUISA DIAS LAURIA

DISCENTE : ANA LUISA DIAS LAURIA
DATA : 05/09/2022
LOCAL: Instituto de Letras

Tessituras funerárias: um cotejo sobre as Encomendas de almas entre Brasil (Vila de Igatu – Chapada Diamantina-BA) e Portugal (Aldeia de Carção, Nordeste Transmontano)

Encomendações de almas; Performance; Liminaridade; Agenciamento dos mortos; Oralidade

Tessituras funerárias: um cotejo sobre as Encomendas de almas entre Brasil (Vila de Igatu – Chapada Diamantina-BA) e Portugal (Aldeia de Carção, Nordeste Transmontano) captura os ritos fúnebres quaresmais conhecidos por Encomendações com vistas às evidências acerca da propositividade das almas nas performances em questão. Ao ponderarmos sobre a potência subjetivante dos mortos na construção discursiva do próprio ritual, admitimos a multivocidade fabricada pelos entes humanos e não humanos nas dinâmicas de comunicação liminares que se apresentaram na vivência do empreendimento etnográfico. A expansão do campo relacional aquém e além túmulo (mediante a qual evidenciou-se o agenciamento produzido pelas almas) levou-nos à revisão daquilo que entendíamos, em princípio, por um ato devocional que os vivos dedicam aos mortos, cuja finalidade é o alívio das dores purgatoriais. Encomendações de almas, assim a tese sustenta, são processos e circuitos de comunicação entre sujeitos encarnados e desencarnados que visam o reordenamento de mundos e “existires” ao proporem uma tessitura de reciprocidades, de modo que todos os envolvidos, solidários entre si, são afetados pela sufragação – na linguagem eclesiástica, os sufrágios são orações pelos mortos. O que se destaca em nossa leitura crítica é a capacidade restaurativa em um âmbito comunal, em cujo conjunto de gestos performáticos se produzem linguagem e locais de enunciação bastante específicos, pois vivos e mortos, aliados no fluxo de sociabilidades instaurado pelo ritual, possuem suas respectivas demandas frente ao desamparo deflagrado pelo evento da morte. É a partir do reconhecimento dessa cumplicidade criativa na qual se apóia um regime gregário de afetos entre encarnados e desencarnados que se constróem realidades outras para ambos; a zona de passagem coabitada do ritual, quando atravessada, reposiciona-os, de forma apaziguada, em seus respectivos mundos. O estudo comparativo entre as modalidades brasileira e lusitana revelou que o vilarejo de Igatu e a aldeia de Carção, respectivamente, narrativizam modos de existência das almas e constituem aparatos e enquadramentos litúrgicos que atendem às cosmopercepções locais, haja vista que as singularidades das devoções que se realizam nos ambientes investigados dialogam com os ecossistemas culturais dos quais emergem. A composição poética multidimensional das Encomendas expõe a necessidade de uma plataforma intelectual que abranja o texto oral em sua globalidade, posto que a proliferação de signos encontra, na cena performática, um modo de composição multidimensional cujas conexões semânticas são geradas pela “estruturação corporal” – expressão cunhada por Paul Zumthor, marco teórico de nossa escritura (ZUMTHOR, 2010, p. 217). Gestuálias, sonoridades, voz, tons, melodias, movimentos corporais, indumentárias, instrumentos musicais, o ambiente da cena... são muitas as instâncias de significação que se integram em um “código simbólico do espaço”(ZUMTHOR, 2010, p. 232) como também postula a episteme zumthoriana. As Encomendas, portanto, incluem-se no vasto repertório da diversidade poética de tradição oral e nossa pesquisa afirma a interrelacionalidade entre textualidades literárias e demais sistemas simbólicos.

Presidente - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Interna - 2049741 - CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA