Contribuições do programa Bom Aluno para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa por estudantes em vulnerabilidade socioeconômica
Autoetnografia; Programa Bom Aluno; Desigualdade social; Ensino e Aprendizagem de Inglês; Pedagogia crítica
Esta dissertação traz uma reflexão analítica sobre as contribuições do Programa Bom Aluno (PBA) para o desenvolvimento educacional, humano e profissional de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir, principalmente, de experiências pessoais da pesquisadora, enfatizando a sua atuação para a democratização da aprendizagem de línguas estrangeiras. Por meio da análise documental e da narrativa autoetnográfica, examino também os resultados desse programa para o enfrentamento da inequidade educacional e o ensino e a aprendizagem da língua inglesa. O PBA é uma tecnologia educacional desenvolvida por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que, há mais de vinte cinco anos, oportuniza o acesso à educação de qualidade para estudantes oriundos da rede pública de ensino, visando a sua capacitação e mobilidade social. Desse modo, o programa busca contribuir para a diminuição da desigualdade social brasileira através do investimento educacional de jovens em situação de vulnerabilidade.