HIBRIDISMO E INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUAS
Integração tecnológica, Ensino de línguas, educação básica
A relação língua e tecnologia é complexa, no sentido de que a própria língua
é uma tecnologia biológica e artefatual. Há muita fisiologia envolvida no
desenvolvimento da linguagem, o que possibilitou aos humanos desenvolverem
poderosos dispositivos para a comunicação, desde o alfabeto até os
smartphones, língua e tecnologia desenvolvem-se com o objetivo de construir,
armazenar e comunicar o conhecimento e o produto da interação social dos
indivíduos. Nesta relação epistemológica, estão entrelaçados o ensino e os
métodos de ensino de línguas, que contam com as tecnologias de linguagem e
comunicação, para superar as limitações de tempo e espaço, permitindo que,
em um ambiente de intersecção, tão virtual quanto a própria linguagem, se
façam os constructos de conhecimentos multidisciplinares. Este projeto busca
investigar esta relação (língua/tecnologia), na perspectiva do
ensino/aprendizagem de línguas em sua condição natural, virtual e artefatual.