Banca de QUALIFICAÇÃO: NELMA TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELMA TEIXEIRA DA SILVA
DATA : 15/07/2022
LOCAL: online

“Cadê o link, professora?”: Os desafios do ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência no contexto da escola pública

Ensino remoto emergencial, Educação inclusiva, tecnologias, cartografia, pesquisa pós-qualitativa

Meu objetivo geral nesta pesquisa é compreender como aconteceu o ensino remoto emergencial para os estudantes com deficiência, a partir do entrelaçamento entre professores, alunos, materiais didáticos e tecnologias numa postura analítica para além da dicotomia humano-não-humano na construção pedagógica deste modelo de ensino que se desenhou na pandemia do Covid-19, considerando o contexto de uma escola pública estadual de Guanambi/BA. Neste cenário, procuro compreender também como alunos e professores reagiram e se adaptaram a este modelo de escola, a partir de suas narrativas, percepções e singularidades. Especialmente no que se refere aos estudantes com deficiência, identificar as variáveis que dificultaram ou facilitaram a acessibilidade ao ensino remoto e aos objetos de ensino-aprendizagem do material didático “Cadernos de Apoio à Aprendizagem” da área de Linguagens, na perspectiva da educação inclusiva e da pedagogia dos multiletramentos, no contexto pesquisado. Optei pela abordagem ontoepistemológica da pesquisa pós-qualitativa (LATHER e PIERRE, 2013; PIERE, 2017; ULMER, 2017), pois além de ampliar a visão para outras epistemologias pós-humanistas, é um modo de conhecer aberto e flexível que se alimenta do entrelaçamento das associações entre todos os atores sociais humanos e não-humanos  (LATOUR, 2012) que fazem a pesquisa acontecer e entende que estes indivíduos não se produzem sozinhos, separados das coisas e do ambiente, mas em intra-ações com um mundo em constante deslocamentos (BARAD, 2003, 2007). Nesse sentido, questiono como a sociomaterialidade e o agenciamento das tecnologias digitais se tornam visíveis e de que forma influenciam e afetam as práticas pedagógicas e o cotidiano dos atores sociais que forjam a escola e quais as consequências de tal materialidade no cenário do ensino remoto emergencial. Para isso, utilizo a cartografia como método que ajuda a compreender (ainda que parcialmente) a complexidade do objeto desta pesquisa. Ressalto que se trata de pesquisa ainda em construção. Assim, os entendimentos trazidos neste texto ainda não constituem análise aprofundada dos dados, já que outros dados estão emergindo no percurso da pesquisa.

Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externa ao Programa - 2522438 - SUZANE LIMA COSTA