Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA SOLANGE SANTOS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELA SOLANGE SANTOS DE JESUS
DATA : 06/07/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://join.skype.com/mhSYFH3ZwJwh
TÍTULO:

Livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos anos finais do Ensino Fundamental: Quais as vias reflexivas perante o(s) Letramento(s) e os aspectos sociais e discursivos da linguagem?


PALAVRAS-CHAVES:

Discursos. Ensino-aprendizagem. Letramentos. Língua portuguesa. Livro didático.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Diversas pesquisas têm se debruçado, ao longo do tempo, em livros didáticos (LDs) destinados ao ensino-aprendizagem de línguas, em especial no que tange à língua portuguesa. Sendo tais materiais considerados como exemplos de instrumentos orientadores da prática pedagógica do professor/a em sala de aula e passível de veicular modelos de letramentos, tanto à docentes quanto à discentes, o LD também pode ser interpretado como grade de produção de sentido, sendo portador/disseminador de discursos diversos e permeado por convergências e/ou divergências sociais. A presente pesquisa, ao tratar-se de tese de doutorado acadêmico no âmbito da Linguística Aplicada, busca investigar qual(is) a(s) concepção(ões) de letramento(s), passível(is) de sentidos e/ou aspectos sociodiscursivos aos nossos modos de pensar e agir, é(são) veiculada(s) em livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente às turmas de 8º e 9º ano ofertadas em uma escola pública situada na cidade de Amargosa-Bahia. Ciente de como tal(is) concepção(ões) se relaciona(m), sendo capaz(es) de impactar modos, espaços e situações experimentadas em nossas práticas cotidianas, esta pesquisa encontra-se fundamentada em discussões empreendidas por Bunzen (2005, 2014, 2017, 2020), Oliveira (2011), Street (2014), Jesus e Carbonieri (2016), Duboc (2016), Janks (2016), Müller (2018), Silva e Pereira (2018), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros, em torno dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa e dos Multiletramentos/Letramentos Críticos, além de pressupostos no que tange aos Estudos Críticos da Linguagem e do Discurso, como os de Resende e Pereira (2010), Fairclough (2010, 2016), Ramalho e Resende (2011), Melo (2012), Ferreira (2014) e Van Dijk (2012, 2018a, 2018b, 2021), entre outras referências pertinentes. A fim de corroborar ainda mais o campo dos objetos-fonte de pesquisa, reúno aportes como Barbosa e Boldarine (2011), Silva (2011), Santana e Ferraz Silva (2020) entre outros, em torno de como os livros didáticos de língua portuguesa se inserem às nossas problemáticas e contemporaneidades, corroborando à reflexão de como o mundo é semiotizado pela língua(gem). Cumpre salientar que esta pesquisa possui uma orientação teórico-metodológica de cunho qualitativo e de caráter documental/bibliográfico, em que sua análise se encontra baseada em categorias traçadas a partir da própria natureza do corpus, tendo como base o binômio < questões linguísticas – sociedade/discursos > e levando em conta, assim, os marcos teóricos delimitados. Mesmo ainda estando em fase de desenvolvimento, observa-se como tal investigação busca ressaltar a importância da língua como protagonista, inclusive a partir do uso dos livros didáticos os quais também atuam na construção e reconstrução social de significados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Presidente - 287728 - DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 05/07/2022 16:50
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