Banca de DEFESA: TAILA JESUS DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : TAILA JESUS DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Virtual

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TIRAS DE MAFALDA SOBRE O ENSINO: UMA PROPOSTA À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL BAKHTINIANA

Linguística Textual, Aspectos dialógicos, Coerência textual, Tiras de Mafalda.

Esta dissertação objetivou analisar a construção de sentidos nas tiras de Mafalda (QUINO, 1993) relacionadas ao ensino. A personagem argentina, apesar de ter deixado de ser produzida em 1973, suscita debates profícuos e atuais sobre diferentes temáticas de interesse social, tal como o ensino escolar, além de ser presença marcante na Educação Básica hodierna, através das avaliações e dos livros didáticos. Diante da importância do tópico, objetivou-se também discutir sobre a relevância dos signos não verbais e do contexto sócio-histórico-ideológico para a construção de sentidos, visto que tais elementos não foram priorizados ao longo dos estudos linguísticos formalistas e, consequentemente, dos momentos clássicos da Linguística Textual (LT). Os referidos estudos textuais não abarcaram, de modo incisivo, os signos não verbais; embora tenham privilegiado os aspectos pragmáticos, mas ainda assim, a sua análise limitou-se ao código verbal. Para realizar esse estudo, foi necessário recorrer ao momento Sociocognitivo-interacionista (KOCH, 2018), e ao Bakhtiniano (HEINE, 2018). Com isso, partiu-se do princípio que o texto é um “evento dialógico”, e a coerência textual é “Um processo cooperativo, dialógico, que envolve inferência e refração da realidade” (NEIVA, 2016). Sendo assim, a pesquisa de cunho qualitativo evidenciou que não se pode apontar para a coerência textual presa à superfície do texto, mas a compreensão depende da presença de sujeitos responsivos que construam sentidos carregados ideologicamente.

Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Presidente - 287809 - LICIA MARIA BAHIA HEINE