Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDENICE DE ANDRADE COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDENICE DE ANDRADE COUTO
DATA : 31/05/2022
LOCAL: UFBA (online)

FORMAÇÃO INICIAL CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE FRANCÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA REGIÃO DE FRONTEIRA: (re)construção de identidade profissional

Formação inicial crítico-reflexiva de professores. Identidades sociais e profissionais. Estágio Supervisionado. Língua francesa. Linguística Aplicada.

RESUMO: Esta investigação aborda questões relacionadas à formação inicial crítico-reflexiva de professores de língua francesa e à (re)construção da(s) identidade(s) social(is) e profissional(is), notadamente no contexto do Estágio Supervisionado em Francês Língua Estrangeira (FLE) I e II da Universidade Federal do Amapá. Inserida no âmbito da Linguística Aplicada, tem como objetivo geral analisar de que forma as identidades sociais e profissionais dos futuros professores de FLE de uma universidade pública do estado do Amapá é/são (re)construída(s) durante e após o Estágio Supervisionado I e II. Os objetivos específicos são: identificar qual/quais identidade(s) se manifesta(m) ao longo do processo de formação inicial e como elas se configuram; descrever o cenário do contexto do estágio para a (re)construção de identidades; e explorar a contribuição do Estágio Supervisionado para uma aprendizagem crítico-reflexiva e para a (re)construção de identidades. Para tanto, o arcabouço teórico está alicerçado na teoria da formação crítico-reflexiva de professores, calcada em autores como Contreras (2002); Freire (2004); Ghedin (2002); Magalhães (2004); Perrenoud (2002); Pimenta (1996, 1999); Schön (2000) e Zeichner (1995), dentre outros. Quanto aos estudos sobre identidades sociais e profissionais no âmbito da contemporaneidade, compreende-se que as identidades são fragmentadas, cambiantes e multifacetadas, conforme colocam autores como Hall (2006); Marcelo (2009); Mastrella-de-Andrade (2013);  Moita Lopes (2002); Norton (2000); Rajagopalan (2003); Silva (2000); Woodward (2000) etc. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativo-interpretativista, caracterizada como um estudo de caso, por conter descrições ricas e densas, que são utilizadas para desenvolver categorias conceituais ou para ilustrar, apoiar ou desafiar suposições teóricas existentes anteriormente à coleta de dados (JONHSON, 1992). Na primeira fase, o estudo contou com a participação de onze professores em formação inicial do último ano do Curso de Letras Português/Francês de uma universidade pública do Amapá. Para a coleta de dados foram utilizados Questionário Inicial e Questionário Final, gravação em áudio, notas de campo, narrativas e relatórios do estágio. Os resultados preliminares constataram que as identidades são fenômenos complexos (OLIVEIRA, 2013) e estão sempre em movimento, logo, os professores em formação inicial tiveram suas identidades sociais e profissionais (des) (re)construídas de diferentes maneiras, por exemplo, ser ou não ser professor de FLE. Aqueles que desejam seguir a carreira de professor foram unânimes em afirmar que almejam a referida profissão pelo fato de gostarem da língua francesa; já os que não pretendem seguir a carreira ou ainda estão incertos acerca da docência, revelaram estar insatisfeitos com a não valorização do professor, bem como a falta de estrutura física nas escolas públicas. Concluiu-se que esta investigação pode contribuir para a formação de professores de francês mais conscientes e reflexivos, na medida em que se promove uma postura problematizadora no decorrer das aulas, pois somente problematizando as aulas, sobretudo as de LE, é possível formar professores que desenvolvam a educação linguística como ato político. Desta maneira eles poderão trabalhar com seus alunos adotando um ensino crítico, reflexivo e consciente, o que contribuirá para a formação de alunos autônomos, críticos e reflexivos nos contextos em que vivem.

Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 284646 - DENISE CHAVES DE MENEZES SCHEYERL