Banca de DEFESA: VIVIANE SILVA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE SILVA DOS SANTOS
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: sala de defesa do ILUFBA
TÍTULO:

DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROFLETRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Língua portuguesa; ProfLetras; Diversidade Cultural; Formação docente


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente pesquisa apresenta os resultados de um estudo que objetivou compreender quais seriam as relações entre a concepção de língua e a diversidade cultural no currículo do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e qual seria a relevância dessa abordagem (a que pensa a língua em relação à sua dimensão cultural) para o contexto de formação do professor de português. Para isso, este estudo foi desenvolvido com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa interpretativista e constituída por duas etapas, a primeira compõe o conjunto de dados coletados e refere-se à análise do currículo do ProfLetras e seus documentos reguladores – projeto de implementação do programa, ementas das disciplinas, regimento e resoluções. A segunda etapa, o conjunto de dados gerados, foi composta por entrevista semiestruturada realizada com seis professores vinculados ao ProfLetras – egressos, formadores e coordenadores de duas das cinco unidades desse mestrado na Bahia: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como aporte teórico, a pesquisa tem como base os estudos na Linguística Aplicada (LA) com foco na formação de professores de língua portuguesa, partindo da concepção sociointeracionista de língua (BAKTHIN, 1992) e língua como cultura (MENDES, 2008). Para compreensão sobre currículo, a análise está baseada nos estudos das teorias pós-críticas (SILVA, 2017), do multiculturalismo (CANDAU, 1997; CANEN, 2011; MOREIRA, 2001) e das relações de poder (APLLE, 2006) implicadas nesse debate. A partir da análise dos dados, baseada no estudo da reformulação curricular do ProfLetras, foi possível constatar que, embora o currículo do programa não traga uma proposta amplamente direcionada à diversidade cultural para o ensino de língua portuguesa, considerando o contexto multicultural brasileiro, a abordagem da diversidade cultural para o ensino de língua portuguesa está presente na prática docente dos participantes desta pesquisa, nas vivências nos seus respectivos contextos de atuação, é uma temática que os orienta na medida em que compreendem a língua também em sua perspectiva crítica. Além disso, a partir da fala dos participantes, foi observada a necessidade de reavaliar a organização curricular do ProfLetras, uma vez que a proporção de horas dedicadas às disciplinas referentes aos estudos fonéticos e fonológicos colocam disciplinas com esse enfoque teórico nas duas categorias – obrigatória e optativa, sendo mais contempladas no currículo, enquanto que há outras disciplinas com debates ainda mais alinhados à proposta do programa que não são cursadas por todos por serem optativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externo ao Programa - 3414388 - JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Externa à Instituição - ANGELA BUSTOS KLEIMAN - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 15:59
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