Banca de DEFESA: LIZ SANDRA SOUZA E SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIZ SANDRA SOUZA E SOUZA
DATA : 21/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

A extensão como dispositivo para o desenvolvimento profissional docente sob a perspectiva da (auto)biografia.


PALAVRAS-CHAVES:

linguística aplicada; desenvolvimento profissional docente; pesquisa (auto)biográfica; documentação narrativa; extensão universitária.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

A presente pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada (LA) e tem interesse nos
estudos relacionados ao tema da formação de professores e professoras de línguas-culturas. O
objetivo da pesquisa foi o de compreender de que maneira as experiências pautadas no
processo de documentação narrativa a respeito do ensino de línguas-culturas na escola pública
e as atividades formativas proporcionadas por instituições do Ensino Superior podem
desenhar o desenvolvimento profissional de professores e professoras de línguas-culturas que
atuam no ensino público. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de
abordagem qualitativa interpretativista do tipo pesquisa narrativa e (auto)biográfica com uma
professora de Língua Inglesa que atua no Ensino Médio de uma instituição pública em uma
cidade integrante do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão (NTE 19). Para geração
de dados da pesquisa foram registrados diários de campo no âmbito do projeto Ateliê
Didático: relatos de experiências pedagógicas para desenvolvimento profissional docente, que
se baseou na proposta da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP).
Além disso, foram feitos diários de viagem e análise documental de relatórios e resoluções
relacionados à extensão universitária e ao Programa Aprimoramento Língua Literatura
Estrangeira (Núcleo PALLE). O documento pedagógico resultante da ação permitiu destacar
os seguintes impactos da atividade desenvolvida: i) impacto no desenvolvimento profissional
docente de professores(a) de línguas-culturas, interação dialógica com a escola para ensino de
línguas-culturas, ii) o protagonismo do(a) professor(a)-narrador(as) como pesquisador(a) na
indissociabilidade entre ensino e pesquisa em línguas-culturas e iii) impacto no
desenvolvimento profissional de professores(as) para transformação e justiça social. O
resultado alcançado da pesquisa permitiu apresentar a tese de que a extensão universitária
pode ser articulada de modo a potencializar um espaço de formação de professores(as) de
línguas-culturas vinculando escola-universidade em prol da construção de uma política de
Educação Linguística, tomando como referência às experiências pedagógicas de quem as
narra.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL HUGO SUÁREZ - UBA
Interna - 284646 - DENISE CHAVES DE MENEZES SCHEYERL
Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA BRÊDA MASCARENHAS LIMA
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 11:27
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