Banca de DEFESA: PATRÍCIA CAMILA TRAJANO DOS REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA CAMILA TRAJANO DOS REIS
DATA : 31/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ILUFBA
TÍTULO:

A DIVERSIDADE DA LÍNGUA ESPANHOLA E O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Ensino-Aprendizagem de ELE. Variação Linguística.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Esta pesquisa surge a partir de uma inquietação acerca do ensino-aprendizagem da Língua Espanhola no que tange à abordagem da variação linguística pelos livros didáticos destinados ao público do Ensino Médio . Desse modo, a investigação tem como objetivo analisar como é abordada a variação linguística nas unidades didáticas que compõem as coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no edital de 2018. A escolha deste objeto de estudo justifica-se pela relevância que o Livro Didático (LD) possui dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula, sendo um dos recursos mais adotados, sobretudo, para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). O Livro Didático de língua estrangeira é um material caracterizado como uma produção intrinsecamente ligada a valores, a posições ideológicas, a concepções de língua e de ensino de língua, assim como do papel das línguas estrangeiras na escola, fatores esses que não podem ser desconsiderados.  O aporte teórico do trabalho é feito com base nos estudos sociolinguísticos (ALCKIMIN, 2001; CAMACHO, 2010; LABOV, 2008), na dialetologia (FONTANELLA DE WEINBERG, 1992; LOPE BLANCH, 1992; ALBA, 1992; HENRÍQUEZ UREÑA, 2003[1921]) e na Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006; RAMPSON, 2006). A metodologia é de teor qualitativo-bibliográfico (TELLES, 2002; SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; DENZIN, LINCOLN, 2007), abordando  também os pressupostos da pesquisa documental, visto que o objeto de estudo é caracterizado como um documento, no caso o livro didático. Os procedimentos de análise adotados para realização da investigação baseiam-se na sistematização das unidades e dos capítulos que serão o foco de análise; tendo como fundamento as técnicas da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), nas quais se prevê três fases fundamentais: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados (isto é, a inferência e a interpretação). As coleções selecionadas para análise encontram-se subdivididas em três volumes que correspondem aos anos letivos do Ensino Médio; e este estudo se centra na análise completa das coleções: Confluencia (2016), Sentidos en Lengua Española (2016) e Cercanía Joven (2016). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2893704 - MAILSON DOS SANTOS LOPES
Externo à Instituição - ALINE SILVA GOMES - UNEB
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 16:04
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