Banca de DEFESA: JOSELANIA DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELANIA DE SOUZA SILVA
DATA : 23/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS NA ÓTICA DA COMPLEXIDADE: UM DIÁLOGO DE SABERES NA ERA PÓS-MÉTODO


PALAVRAS-CHAVES:

TSDC; SLA; ensino de línguas; ensino de línguas baseado em tarefas


PÁGINAS: 152
RESUMO:

Explicar o processo de desenvolvimento de uma língua não nativa tem sido um desafio para os linguistas gerais e aplicados ao longo dos anos. Nessa esteira, buscando um novo viés teórico para a área, Larsen-Freeman (1997) traçou semelhanças entre o desenvolvimento linguístico e a Teoria da Complexidade, argumentando haver muitas similaridades entre a nova ciência do caos/complexidade e o desenvolvimento de uma língua adicional. Assim, alguns autores vêm definindo língua(gem) como um sistema dinâmico, complexo, não linear e adaptativo, por entender que a língua é muito mais que um conjunto de estruturas. Além disso, uma outra dimensão que vem sendo enfatizada atualmente é o reconhecimento da diversidade dos participantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente os aprendizes. Teorias pós-modernas têm reconhecido a diversidade dos contextos de ensino, destacando que as necessidades locais e individuais dos aprendizes não condizem mais com métodos que tentam abarcar todos os sujeitos em todos os contextos de ensino, demandando abordagens que dêem conta das diferenças individuais dos aprendizes, bem como da ecologia contextual local que dá suporte ao desenvolvimento. Nessa perspectiva, o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) tornou-se uma área florescente de pesquisa, pois se preocupa em promover situações comunicativas que naturalmente levarão ao desenvolvimento linguístico, atendendo às necessidades linguísticas de seus aprendizes. Diante das reflexões que tais ideias suscitam, o presente trabalho tem como objetivo principal conduzir uma análise teórica da estrutura e dos pressupostos do ELBT sob a ótica da Teoria do Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC). Para isso, contamos com os seguintes objetivos específicos: (1) analisar o ciclo da tarefa sob a perspectiva da Teoria da Complexidade; (2) verificar a existência das características de um sistema adaptativo complexo nessa abordagem; (3) analisar se o ELBT é uma abordagem que dá conta da diversidade dos contextos de ensino, como foco mais específico nas diferenças individuais dos aprendizes. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para um melhor entendimento da Complexidade do ensino de línguas ao advogar a adoção da abordagem de ELBT, assim como motivar a reflexão, em especial de professores de línguas não nativas, sobre novas possibilidades em termos de abordagem de ensino, mais adequadas às suas necessidades e realidades de ensino e mais consistentes com a visão Complexa de língua e com as diferenças individuais de seus estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1857628 - FABIANO SILVESTRE RAMOS
Presidente - 1860670 - FELIPE FLORES KUPSKE
Externo à Instituição - REINER VINICIUS PEROZZO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 18/02/2022 17:40
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