Banca de DEFESA: TALITA BRITO DE SOUZA

DISCENTE : TALITA BRITO DE SOUZA
DATA : 13/01/2022
LOCAL: Google MEET - defesa remota - Link da videochamada: https://meet.google.com/hgs-vpwu-bjv

DA ANATOMIA HUMANA AO LÉXICO: AS DESIGNAÇÕES PARA A RÓTULA DO JOELHO NO BRASIL COM BASE EM DADOS DO PROJETO ALiB

Projeto ALiB; variação lexical; rótula do joelho;

Esta dissertação teve por objetivo investigar a relação entre o léxico da língua portuguesa, com ênfase em anatomia humana, focalizando as denominações atribuídas para a questão 117 do Questionário Semântico-lexical (QSL), assim formulada: como se chama o osso redondo que se localiza na frente do joelho (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p. 30). Esta pesquisa de Mestrado está inserida em um Projeto maior, de amplitude nacional, o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), que tem como objetivo principal descrever a realidade linguística brasileira no tocante à Língua Portuguesa. Elaborou-se a dissertação com base em materiais coletados in loco pela equipe de pesquisadores do Projeto ALiB, realizada com dados ainda inéditos e a pesquisa obteve autorização de trabalho concedida pelo Comitê Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. O corpus estudado foi constituído por meio de entrevistas realizadas com 1100 informantes, pertencentes às 250 localidades selecionadas pelo projeto e espalhados pelas cinco Regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-oeste. Os informantes selecionados têm o seguinte perfil: em cada localidade foram inquiridos dois homens e duas mulheres com faixas etárias distintas. A faixa etária I abrange informantes de 18 a 30 anos e a II engloba informantes de 50 a 65 anos. Nas capitais, há a estratificação por nível de escolaridade. Dessa forma, nos interiores foram inquiridos quatro informantes que possuíam nível fundamental incompleto e, nas capitais, foram acrescidos mais quatro que possuíam nível universitário completo. Os dados foram analisados do ponto de vista teórico-metodológico pelos vieses da Dialetologia, da Lexicologia e da Semântica. Os resultados alcançados trazem como denominações para o referente estudado lexias simples e compostas tais como: rótula/rótula do joelho; bolacha/bolacha do joelho; pataca/pataca do joelho/patacão/patacão do joelho; patela; bola/bola do joelho; tramela/tramela do joelho; roda/roda do joelho/rodela/rodela do joelho; tampa do joelho; batata/batata do joelho; menisco; patinha; chicochoelo; boceta do joelho; cabeça do joelho; ruela do joelho; boneco(a) do joelho; junta/junta do joelho; pratinho/pratinho do joelho; bacurau e disco do joelho. Há um conjunto de lexia de uso idioletal que estão agrupadas em outras denominações. Os dados estão expostos em seções distintas dedicadas a cada uma das lexias e englobam também dados quantitativos que aparecem registrados em tabelas e gráficos que apontam a variação linguística e a diatópica. A pesquisa lexicográfica resultou em coleta parcial de dados em obras de língua portuguesa e especializadas em anatomia humana. Por fim, os resultados por regiões geográficas estão descritos e também revelados em cartas linguísticas por região e por capitais do Brasil, apontando para: (i) registro de rótula/rótula do joelho; bolacha/bolacha do joelho e patela como itens presentes em todo o país com maior ou menor amplitude, sendo a última mais frequente em dados de capitais de Estado e (ii) identificação de processo metafóricos motivadores de parte dos itens lexicais. Além da presença de rótula em todo o Brasil, houve a identificação de duas grandes áreas dialetais brasileiras: (i) área A que engloba a região Norte e a região Nordeste, caracterizada pela presença de bolacha/bolacha do joelho e a área B –que engloba as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste caracterizada pela presença de pataca/pataca do joelho/patacão/patacão do joelho.

Presidente - 2195355 - SILVANA SOARES COSTA RIBEIRO
Interna - 034.493.504-39 - MARCELA MOURA TORRES PAIM - UFRPE