BLACK MATTERS MATTER: UMA BÚSSOLA PARA ABORDAR RAÇA A BORDO DA NAU ‘FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS’
Formação de professores/as de inglês; Raça, racismo e africanidades no Ensino de inglês; Diretrizes curriculares raciais; Letramento racial crítico.
Por meio desta pesquisa, objetiva-se elencar conteúdos teórico-metodológicos para
abordagem das questões étnico-raciais e culturas de matriz africana na formação de
professores/as de inglês. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em um curso de
extensão de título Questões Étnico-raciais e culturas de matriz africana no ensino de
inglês vinculado ao Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) da
Universidade Federal da Bahia (UFBA). O curso contou com a participação de nove
professores/as e teve a duração de um semestre totalizando 45 horas-aula. Em uma fase
preliminar, foi examinado o inventário curricular das universidades públicas baianas,
assim, comprovou-se que elas não têm adotado um procedimento sistemático para
integrar o pleito da Lei 10.639/03 e as diretrizes curriculares raciais nos cursos de letras
com inglês, sobretudo, no que tange à articulação do tema com as especificidades do
ensino de língua inglesa. Como consequência, os/as professores/as de inglês apresentam
dificuldade de trabalhar com a temática raça, racismo e africanidades, pois, além de
encontrarem-se teoricamente despreparados para tanto, sentem-se inseguros/as devido à
natureza político-ideológica e controversa da questão. No presente estudo, constatou-se
que é possível estruturar uma formação adequada às orientações da Lei 10.639/03 e das
referidas diretrizes, a partir de premissas da Teoria Racial Crítica (LADSON-BILLINGS,
2006; FERREIRA, 2006b, 2007, 2011; SOLÓRZANO e YOSSO, 2009) e Letramento
Racial Crítico (FERREIRA, 2014, 2015; MOSLEY, 2010), somada às noções de
Interculturalidade (MENDES, 2007, 2008; WALSH, 2009) e inglês como língua franca
(JENKINS, 2015; DUBOC; SIQUEIRA, 2020). Propostas com esse teor podem oferecer
insumo teórico-metodológico não apenas para os/as professores de inglês se tornarem
qualificados e seguros para abordar a temática quanto para avaliarem como a própria
identidade racial impacta neste potencial pedagógico. Tal compreensão repercute ainda
no seu olhar crítico para elaboração de material didático dentro da mesma perspectiva.