Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA ANTONIA SILVA TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA ANTONIA SILVA TRINDADE
DATA : 03/12/2021
LOCAL: virtual

Produções metalinguísticas baianas do século XIX: a Grammatica Portugueza Philosophica de Ernesto Carneiro Ribeiro

Ernesto Carneiro Ribeiro. Gramatização da língua portuguesa. Edição comentada. Século XIX. Bahia.

Este estudo, situado no âmbito da História da Cultura Escrita e da Escolarização no Brasil, tem como objetivo geral analisar os processos de escolarização e gramatização da língua portuguesa no Brasil, na segunda metade do século XIX, momento em que brasileiros começaram a produzir materiais metalinguísticos para brasileiros (CAVALIERE, 2001; FÁVERO; MOLINA, 2006), a partir de Ernesto Carneiro Ribeiro. Como objetivos específicos pretende-se (i) apresentar a atuação do gramático, filólogo e professor baiano Ernesto Carneiro Ribeiro (1839-1920), que homem negro e pobre, formado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia, se tornou importante agente da escolarização em Salvador do final do século XIX e início do século XX. Vão-se levantar aspectos de sua vida e obra, caracterizando-o a partir de seu percurso como professor e a partir das concepções adotadas em suas obras filológico-linguísticas; (ii) analisar a sua Grammatica Portugueza Philosophica  (GPP) (1881), considerada enquanto objeto cultural que normatiza e representa uma sincronia de língua; (iii) elaborar edição comentada da obra. Na análise de sua gramática, tem-se em vista: a) situar a GPP no conjunto das produções de Ernesto Carneiro Ribeiro sobre a língua; b) descrevê-la enquanto instrumento pedagógico, considerando metodologia, teorias subjacentes a critérios utilizados para a classificação gramatical nos diferentes níveis de análise da língua. A proposta situa-se nos campos da História da Cultura Escrita (CASTILLO GÓMEZ, 2003), da História Social da Língua (MATTOS E SILVA, 2003; FARACO, 2016), da História das Ideias Linguísticas (ORLANDI, 2003; AUROUX, 2009; COLOMBAT et al., 2017) e da Historiografia da língua (VIEIRA, 2018). A perspectiva filosófica da GPP corresponde à filiação à Grammaire Général et Raisonnée de Port-Royal (1660), também demonstra o diálogo com a tradição (AUROUX, 2009; VIEIRA, 2018). A pesquisa realiza-se a partir de fontes documentais e bibliográficas, sobre a trajetória de Ernesto Carneiro Ribeiro, enquanto professor e autor de instrumentos pedagógicos. Como considerações parciais, constatou-se a importância de sua biobibliografia, com identificação e estudo de rico acervo de produções linguístico-filológicas em editoras e periódicos dos séculos XIX e XX, para compreensão da totalidade e evolução das suas ideias sobre a língua e sobre o ensino; também se verificou, a partir da descrição da parte Introdutória e da Sintaxe da GPP, o diálogo com outras obras filosóficas que a antecederam, sem proposição de inovações diante do que havia sido apresentado pela tradição. A necessidade de edição comentada decorre da possibilidade de disponibilizar a obra ao público em geral e ao público especializado, além de poder constituir banco de dados com estudos sobre instrumentos pedagógicos de autores brasileiros. A relevância do trabalho consiste no levantamento da biobibliografia de Carneiro Ribeiro e de situar a sua gramática filosófica no conjunto das suas obras, superando a sua pouca visibilidade na história da gramatização no Brasil, ao reconhecer as suas contribuições relativas às reflexões sobre os processos de normativização da língua portuguesa no Brasil.

Presidente - 131.917.135-49 - EMILIA HELENA PORTELLA MONTEIRO DE SOUZA - UFBA
Interna - 2509662 - ALICIA DUHA LOSE