Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANETE DA HORA SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANETE DA HORA SAMPAIO
DATA : 17/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota
TÍTULO:

MULHER, NEGRA, PROFESSORA DE ALEMÃO NA BAHIA: INTERSEÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM AMBIENTE INTERCULTURAL E DECOLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizagem de alemão; Formação de professores de língua estrangeira; Interculturalidade; Decolonialidade; Relações Étnico-raciais.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

 

O ensino-aprendizagem de idiomas é imprescindível para a interação do indivíduo com o mundo, este cada vez mais atravessado por deslocamentos geopolíticos, em sociedades multilíngues e multiculturais. Essa realidade está atrelada à Educação Linguística e seu compromisso com a formação de sujeitos para a vida, e. consequentemente, para o mercado de trabalho. No intuito de apontar perspectivas na construção de um olhar mais plural e situado do ensino de alemão, a presente pesquisa situa-se no paradigma qualitativo-interpretativista, de caráter etnográfico, e insere-se na linha de Linguística Aplicada. A partir desse cenário metodológico, a investigação é construída a partir de minha experiência profissional e de meu olhar como pesquisadora negra e professora de alemão na Bahia. Com o objetivo de investigar o ensino de língua alemã em contexto local, a partir de uma perspectiva intercultural e decolonial, discute-se língua como poder e como ato de (re)existência e, também de consciência racial. Para tanto, utiliza-se pressupostos teóricos como os apresentados por Souza (2011), Ferreira (2012; 2015), Gomes (2017), Mendes (2019), Puh (2020a; 2020b), Oliveira (2008; 2016), Gonzalez (1988), Paraquett (2010; 2018) Scheyerl (2004;2012) e Walsh (2006; 2009). Seu aporte teórico-metodológico se dá, inicialmente, a partir dos dados gerados em um primeiro questionário distribuído às participantes da pesquisa, sendo estas/estes professoras/es de três instituições de ensino de alemão em Salvador-Ba. Tal questionário reúne informações importantes que se relacionam às premissas da pesquisa, relativas tanto às estratégias pedagógicas que fomentam um ensino-aprendizagem intercultural quanto ao processo de ensino de alemão na Bahia e suas contribuições. Acrescenta-se, ainda, que será realizada uma oficina de formação continuada aliada à produção de material didático voltado para as discussões sobre as práticas de ensino de alemão, sua relação com as visões de língua e de cultura de suas/seus participantes, as noções de identidade e representação que as permeiam, e, de forma interseccional, como pensar o ensino de alemão a partir do Sul Global é capaz de demonstrar que esta mesma língua pode servir de ferramenta de empoderamento para suas/seus aprendizes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interna - 233.648.905-87 - TEREZINHA OLIVEIRA SANTOS - UFOB
Externa ao Programa - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Notícia cadastrada em: 02/12/2021 19:50
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