Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNWILL COSTA FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHNWILL COSTA FARIA
DATA : 06/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual Meet: https://meet.google.com/pnk-qrje-ozy

O LATIM COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO E A ABORDAGEM INDUTIVA CONTEXTUAL: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA CLÁSSICA

Ensino de latim. Abordagem Indutiva Contextual. Língua como sistema adaptativo complexo.

No que diz respeito ao ensino de latim, a Abordagem da Gramática e da Tradução, em sua forma mais tradicional, tem sido alvo de críticas (LIMA, 1995; MIOTTI, 2006; LONGO, 2006; SANTOS, 2014; ENGELSING, 2014), relacionadas a práticas muito antigas e pouco eficazes e que têm ajudado a promover resistência a essa língua. Nesse contexto, um imaginário prejudicial sobre a cultura e as línguas clássicas pode, talvez, ter relações com abordagens de ensino mais tradicionais. Uma alternativa que se apresenta é a Abordagem Indutiva Contextual, por meio da série didática Lingua Latina per se illustrata, criada por Hans Henning Ørberg, com todos os materiais exclusivamente em latim. O que chama a atenção a essa abordagem é o uso ativo da língua e o aprendizado de forma gradual e indutiva. Recursos diversos, advindos da Internet (vídeos, jogos, curiosidades e outros materiais), aliados à prática reflexiva do professor, podem proporcionar um aprendizado mais interessante ou, até mesmo, divertido. Outra questão relevante é o aspecto do latim tratado como língua viva, que sempre apresentou capacidade de se transformar, em termos de adaptabilidade e complexidade: nunca morreu, apenas sofreu períodos de declínio, e mesmo assim, constitui-se como uma língua que tem sido utilizada até os dias de hoje, em contextos e processos de ensino e aprendizagem ou fora deles. Nesse sentido, a teoria da língua como sistema adaptativo complexo (LEFFA, 2016; BYBEE, 2016; ELLIS, 2011; BECKNER et al., 2009), mais comumente relacionada às línguas modernas, é direcionada ao latim. Esta pesquisa, portanto, analisa experiências didáticas conduzidas pelo próprio pesquisador, pela Abordagem Indutiva Contextual, em um curso de extensão na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas, no intuito de avaliar sua eficácia – levando em conta a multiplicidade de fatores que fazem parte de um contexto em que ocorrem os processos de ensino e aprendizagem de uma língua – e verificar como as produções linguísticas em latim na fala e na escrita dos aprendizes podem ou não se encaixar na teoria da língua como sistema adaptativo complexo.

Presidente - 4226936 - JOSE AMARANTE SANTOS SOBRINHO
Interno - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA