Banca de DEFESA: TARSILA BATISTA PASSOS

DISCENTE : TARSILA BATISTA PASSOS
DATA : 13/12/2021
LOCAL: UFBA via Online LINK: https://ufba-br.zoom.us/j/84988087987

BRANQUITUDE NORMATIVA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: PERPETUAÇÃO DO RACISMO E MANUTENÇÃO DE PRIVILÉGIOS

Branquitude; Língua franca; Livro didático

O Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) serve para assegurar que os livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileira estejam de acordo com a legislação, as diretrizes e as normas oficiais relativas à Educação nacional. Atualmente, há em vigor políticas curriculares que buscam reconhecer e valorizar a identidade, história e cultura de afrobrasileiros, além de combater o racismo e as discriminações através da educação. Os livros didáticos podem contribuir para ratificar ou desconstruir o racismo e o ensino-aprendizagem de inglês não fica de fora dessas discussões. Questões étnico-raciais em livros didáticos de inglês têm sido tema de estudos no Brasil há pelo menos duas décadas. No entanto, uma das lacunas identificadas em pesquisas linguísticas sobre questões raciais é a ausência do branco como tema de estudo. O segmento racial que deu origem às práticas racistas acaba ficando isento do seu lugar no que diz respeito às desigualdades raciais. Portanto, essa pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e base documental, tem por objetivo identificar em que medida a diversidade racial e linguística de falantes de língua inglesa presentes na mais recente coleção de livros didáticos de língua inglesa adotada nas escolas públicas estaduais de Salvador e de diversas cidades da Bahia estão sendo (ou não) contempladas. Com base nos dados coletados de uma coleção didática voltada para o Ensino Fundamental 2, foi feita uma análise dos mecanismos da branquitude que são acionados para naturalizar a presença do branco como norma nas representações e do falante de inglês euro-estadunidense, predominantes na coleção escolhida, na contramão da proposta dos documentos oficiais. Os resultados apontam para a legitimação da branquitude como norma de humanidade, além de relacionar os privilégios raciais dos brancos, que moldam a língua inglesa como capital cultural indispensável à mobilidade e à ascensão social, à perpetuação do racismo nos livros didáticos.

Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 233.648.905-87 - TEREZINHA OLIVEIRA SANTOS - UFOB