Banca de DEFESA: SANDRA CERQUEIRA PEREIRA PRUDENCIO

DISCENTE : SANDRA CERQUEIRA PEREIRA PRUDENCIO
DATA : 13/12/2021
LOCAL: UFBA - on-line - MEET

As denominações de aguardente: um estudo dialetológico, etnolinguístico e semântico cognitivo

variação lexical; aguardente; dialetologia; etnolinguística; linguística cognitiva

Nesta tese, encontra-se o estudo das denominações para aguardente, com base nas informações coletadas pelos pesquisadores do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), nos nove Estados do Nordeste, onde foram entrevistados 348 informantes, que, conforme a metodologia do Projeto, correspondem a oito, em cada capital, e quatro, em cada cidade do interior, distribuídos em duas faixas etárias – I (18 a 30 anos) e II (50 a 65 anos); os dois sexos; e dois níveis de escolaridade: i. fundamental, na capital e nas cidades do interior, e ii. universitário, apenas, nas capitais. O estudo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca das informações apresentadas pelos informantes conceptualizadores nordestinos, ao responderem a questão 182 do Questionário Semântico Lexical (QSL): AGUARDENTE (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p.36), “Como se chama a bebida alcoólica feita da cana-de-açúcar?” Foram consideradas 753 ocorrências, que estão organizadas em 71 lexias, classificadas em simples e complexas, nas quais se encontram 44 nomes comuns e 27 nomes-marca. A natureza dos dados obtidos levou a uma abordagem interdisciplinar, estabelecida entre a Dialetologia, a Etnolinguística e a Linguística Cognitiva, vertentes da Linguística que consideram imprescindível a relação entre o ser humano, a língua que utiliza em suas interações e o mundo e a cultura que o cercam. A relação teórica interdisciplinar adotada possibilitou seguir um viés de interpretação dos dados, em que se considerou que, ao apresentar as suas respostas, os informantes conceptualizadores recorreram a Modelos Cognitivos Idealizados (MCI), dentre os quais se destaca o PARTE-TODO, como se teve em denominações como limpa, pura, Ypióca, Pitú. De uma forma geral, os resultados apontam para as considerações relacionadas aos itens léxicos apresentados como resposta à pergunta 182 do QSL, destacando-se, com maior produtividade e abrangência de usos, a lexia cachaça, considerada como prototípica, já que foi citada pelos informantes de todas as localidades pesquisadas e, ainda, nas mais diversas situações de elocução, presentes no decorrer das entrevistas. Dentre os nomes-marca, destaca-se Pitú, que é produzida em Pernambuco e apresentou grande representatividade nas entrevistas dos informantes pernambucanos, bem como na de outros Estados nordestinos. As categorizações reveladas pelos informantes conceptualizadores nordestinos permitiram que fossem elaboradas redes radiais, que revelam a representatividade sociocultural das 71 lexias, conforme produtividade de ocorrência e de abrangências. O item lexical prototípico e os que se encontram no raio mais próximos a ele estão cartografados, para que seja visualizada a distribuição espacial dessas variantes. O estudo da história da cachaça e das questões que envolvem o seu domínio de experiência foram importantes para melhor conhecer esse relevante elemento cultural do povo brasileiro.

Presidente - 001.893.835-34 - JACYRA ANDRADE MOTA - UFRJ
Interna - 1523781 - JULIANA SOLEDADE BARBOSA COELHO