Banca de DEFESA: IGARA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : IGARA SILVA OLIVEIRA
DATA : 19/11/2021
LOCAL: ILUFBA

LÍNGUA INGLESA, INTERCULTURALIDADE E APRENDIZAGEM MÓVEL: O SMARTPHONE NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO INTERCULTURAL EM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA

ensino/aprendizagem intercultural; língua inglesa; smartphone; aprendizes; escola pública.

Esta pesquisa pretendeu investigar os possíveis contributos do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de língua inglesa na escola pública. É importante que aprendizes de língua sejam incitados a desenvolver a sensibilidade intercultural, para que eles possam explorar culturas, conhecer outros modos de enxergar o mundo, e que aprendam a respeitar a diversidade. O smartphone, que possui inúmeras funcionalidades e possibilita o acesso à internet na palma da mão, pode ser um forte aliado nesse processo. Para compreender quais as possibilidades de utilização do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de inglês, analisamos as percepções de estudantes de nível médio do IFBA – Campus Jacobina sobre experiências e expectativas de aprendizagem, o papel do smartphone na aprendizagem de inglês, a relação entre língua e cultura, e sobre ciclos de atividades interculturais realizados com o auxílio de smartphones. A relevância desse estudo está em promover reflexões sobre o uso pedagógico do smartphone e sobre o ensino/aprendizagem intercultural de inglês na escola pública.

Presidente - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA
Interno - 1857628 - FABIANO SILVESTRE RAMOS