Banca de QUALIFICAÇÃO: SIGRID ROCHELE GUSMÃO PARANHOS MAGALHÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIGRID ROCHELE GUSMÃO PARANHOS MAGALHÃES
DATA : 20/10/2021
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota

PODEM OS(AS) MENINOS(AS) DA LADEIRA APRENDER INGLÊS? UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA NA PERIFERIA DE CAETITÉ/BA

Ensino de Língua Inglesa. Pedagogia Crítica. Transformação Social.

de exclusão e de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo consiste em discutir a contribuição da Educação Linguística no Ensino de Língua Inglesa, como prática de transformação e de emancipação, em uma comunidade escolar na periferia da cidade de Caetité/Bahia, por meio do fomento de estratégias de ensino decolonial, intercultural e crítico. A metodologia utilizada é qualitativa, tendo como método o estudo de caso de base etnográfica, a fim de se ter uma visão holística da instituição escolar, além de buscar conhecer mais densamente as dimensões existenciais, simbólicas e culturais daquele local, historicamente conhecido pela violência, indisciplina, drogadição, entre tantas outras adversidades. Os instrumentos e procedimentos para a geração de dados da fase inicial da pesquisa são os registros etnográficos das práticas cotidianas escolar, das aulas de Língua Inglesa (LI) em uma turma do Ensino Fundamental II, aplicação de questionários ao professor regente e alunos e, por fim, a análise de alguns dados documentais da unidade escolar. Desse modo, procurou-se discutir, inicialmente, sobre a periferia brasileira e, por conseguinte, o cenário desta pesquisa, uma unidade escolar de periferia. Em seguida, foi traçado uma visão panorâmica das políticas públicas educacionais, desde a colonização até os dias atuais, a fim de compreender os percalços da educação pública no Brasil. Para a fundamentação teórica deste trabalho foram utilizados autores como Mendes (2007), Mignolo (2006), Sousa Santos (2019), Pereira (2020), só para citar alguns. Os resultados parciais apontam para a necessidade fulcral de buscar novos caminhos, em prol de uma aprendizagem efetiva e significativa da LI. Os dados da pesquisa mostram, também, que é recomendável que o professor redimensione o seu papel profissional, adotando uma postura mais crítica e politizada, podendo, assim, se tornar um agente de mudança em seu contexto de atuação.

Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA