Banca de DEFESA: JULIANA SILVA SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA SILVA SANTANA
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AS NOVAS BASES DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ENTRE CRÍTICAS E CRENÇAS


PALAVRAS-CHAVES:

BNCC; Língua Inglesa; Educação Básica


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo principal, partindo de uma leitura crítica da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), descrever e analisar as crenças de professores de língua inglesa do
Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual de educação da Bahia, Brasil, frente às
novas acepções trazidas pela BNCC durante a sua implementação nos anos letivos de 2019 e
2020. Para isso, esta pesquisa, qualitativa de perspectiva (auto)etnográfica, fundamentou-se na
leitura dos documentos oficiais orientadores do ensino de língua inglesa no Brasil: LDB (1996),
PCN (1999, 2000), entre outros, com o foco direcionado para a BNCC e sua apropriação pelos
professores e em que medida isso influencia as crenças de professores. A BNCC aplica um
caráter formativo para o ensino do componente curricular língua inglesa, atribuído em três
implicações: língua franca, multiletramentos e as abordagens de ensino, na qual configura-se
como uma novidade a dimensão intercultural. Essas implicações são discutidas com base em
estudos relevantes na área de cada acepção: língua franca (GIMENEZ, 2015; SCHMITZ, 2004;
DUBOC, 2019, MAURANEN, 2018, SIQUEIRA, 2017, 2018), multiletramentos (SOARES,
2004; KLEIMAN, 1995; STREET, 2014) e interculturalidade (MENDES, 2008; WALSH,
2010; OLIVEIRA; CANDAU, 2010), entre outros. Os dados gerados a partir da aplicação dos
questionários à graduandos e recém-graduados do curso de Letras na UFBA e professores da
rede estadual de ensino da cidade de Alagoinhas, BA, são analisados e discutidos, gerando
inferências sobre a relação entre a implementação da BNCC, a apropriação desse documento
pelos professores e suas crenças (BARCELOS, 2006) língua franca, multiletramentos e
interculturalidade. Com vistas a auxiliar na adaptação do componente curricular língua inglesa
à nova proposta curricular orientada pela BNCC, defendo que a apropriação do texto da BNCC
e a leitura crítica devem ser os primeiros passos para a promoção de uma prática pedagógica
mais crítica e consciente, complementada por uma formação inicial ou adicional crítica, ampla
e de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1860670 - FELIPE FLORES KUPSKE
Interno - 1857628 - FABIANO SILVESTRE RAMOS
Externa à Instituição - KELLY BARROS SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/08/2021 15:09
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