Banca de DEFESA: MARCIO CARVALHO ALONSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO CARVALHO ALONSO
DATA : 12/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Letras / Modalidade remota
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

Interculturalidade. Leitura. Relações de gênero. Ensino de língua inglesa. Educação básica pública.


PÁGINAS: 397
RESUMO:

O objetivo desta tese, fundamentada em perspectivas interculturais e críticas para o ensino de
línguas, é apresentar uma análise da experimentação de um conjunto de atividades para o
desenvolvimento da competência leitora, elaboradas para discutir as relações de gênero nas
aulas de Língua Inglesa de um colégio da rede pública do estado da Bahia. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa de cunho etnográfico, considerando que tipo de materiais e recursos
poderiam ser elaborados para valorização das mulheres e promoção da igualdade de gênero;
como se daria a mediação intercultural por parte do professor pesquisador e dos estudantes
participantes; qual seria o impacto das atividades aplicadas e discussões realizadas, nos
discursos referentes a gênero produzidos pelo(a)s estudantes e de que forma esses materiais e
recursos contriburiam para levar as/os estudantes a construírem diálogos interculturais e
agirem contra as opressões vigentes. Partindo, portanto, de uma concepção de língua como
instrumento social de interação e inserção do sujeito no mundo (MENDES, 2008), de leitura
como evento comunicativo e prática social (FREIRE, 1979; ANTUNES, 2009), de ensino
como ato político (FREIRE, 1979) e de gênero como construção sociocultural (SCOTT,
1995), a pesquisa de campo teve início com o mapeamento, por meio de questionário misto,
de concepções e papéis de gênero, bem como das implicações dessas concepções nas
construções discursivas do(a)s participantes. Após esse primeiro momento, foram aplicadas
14 atividades de leitura cujos textos versavam sobre temas concernentes à esfera de discussão
feminista contemporânea, de variadas vertentes, como patriarcado, estereótipos de gênero,
violência contra a mulher, masculinidade tóxica, interseccionalidade, representações de
gênero na mídia etc. As referidas atividades foram aplicadas ao longo do ano letivo de 2018,
em duas turmas de Ensino Médio, nas quais as interações em sala de aula foram gravadas para
posterior análise, juntamente com produções escritas nas atividades impressas. Ao fim da
pesquisa, o questionário de mapeamento inicial foi reaplicado, a fim de identificar se e como
as discussões em sala influenciaram as concepções de gênero trazidas pelo(a)s estudantes.
Após tratamento, análise e triangulação dos dados, foi identificado que houve uma majoritária
ressignificação dos discursos referentes a gênero produzido pelas alunas e pelos alunos, bem
como indícios da inserção dele(a)s num processo de conscientização crítica da linguagem,
caracterizado pela capacidade de realizar, com autonomia, a leitura crítica de textos de
gêneros diversos, de identificar as relações de poder que marcam o controle de turnos em
interações e de compreender o papel da própria língua na construção social da diferença.
Além disso, também foi observada a construção de diálogos interculturais entre o(a)s
participantes, refletindo abertura e sensibilidade em relação às diferenças identitárias e
culturais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interna - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interno - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Externo ao Programa - 3154532 - FEIBRISS HENRIQUE MENEGHELLI CASSILHAS
Externa à Instituição - CRISTINA ARCURI ELUF - UNEB
Notícia cadastrada em: 09/07/2021 15:36
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