Banca de QUALIFICAÇÃO: JADIONE CORDEIRO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JADIONE CORDEIRO DE ALMEIDA
DATA : 30/08/2021

ALOMORFIA DE PLURAL NO PORTUGUÊS DA BAHIA: UMA ANÁLISE PLURIDIMENSIONAL PARA ALÉM DA PROPOSTA DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL (ALiB)

Plural. Alomorfia. Dialetologia. Sociolinguística. Bahia.

A marcação de plural no português brasileiro (PB) apresenta várias estratégias de flexão de número, logo a ausência de uma regra simplificada acarreta o uso de alomorfes para a pluralização de um mesmo grupo morfológico ou lexia e tal marcação pode ocorrer de forma parcial e/ou apenas no nível sintático. Dessa forma, busca-se compreender como se marca o plural no português no estado da Bahia a partir da interface entre os níveis morfológico, fonológico, fonético e lexical através de uma análise com base teórico-metodológica da Dialetologia e da Sociolinguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]). A amostra foi composta por 74% (92) de inquéritos realizados entre 2003 e 2007 em 22 pontos da Bahia, fornecidos pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e complementados com mais 26% (32) de inquéritos aplicados em 2020 em sete desses pontos originais. Para a qualificação deste trabalho preliminar, no primeiro capítulo, tratou-se do campo da Morfologia, seus conceitos e interação com outras áreas do conhecimento; no segundo capítulo, de forma sistemática e intercomparável, analisaram-se 49 manuais de gramática, ortografias e outros textos que tratam da prescrição da flexão de número no PB e no português europeu (PE) visando a compreender eventuais mudanças na norma padrão e discordâncias entre a prescrição no PB e no PE ao longo dos séculos bem como se escreveu uma subseção versando sobre as pesquisas realizadas em torno da pluralização do grupo metafônico; no terceiro capítulo, descreveram-se os pressupostos teórico-metodológicos; no quarto capítulo, concluiu-se a análise da pluralização de um dos grupos morfológicos controlados. Assim, no grupo metafônico, em uma das análises estatísticas processadas no R, foram selecionadas as variáveis: i) preenchimento do contexto sintático antecedente; ii) número de sílabas; iii) ordem de realização; iv) frequência de ocorrência; v) lexia; vi) mesorregião da Bahia; vii) ano/amostra; viii) exposição a televisão; ix) exposição a rádio; x) contato com o público no mercado ocupacional; xi) nível de escolaridade e xii) nível de monitoramento. Já os percentuais das variáveis sexo e faixa etária não apresentaram diferenças significativas no teste qui-quadrado, tanto na rodada que se considerou morfe padrão versus morfe zero quanto na oposição morfe padrão versus morfe não padrão.

Presidente - 538.254.115-91 - JOSANE MOREIRA DE OLIVEIRA - UEFS
Interna - 2331858 - MARIA CRISTINA VIEIRA DE FIGUEIREDO SILVA