Banca de DEFESA: FRANCIELI MOTTA DA SILVA BARBOSA NOGUEIRA

DISCENTE : FRANCIELI MOTTA DA SILVA BARBOSA NOGUEIRA
DATA : 21/06/2021
LOCAL: Virtual

TU E VOCÊ NA REGIÃO NORTE A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL

Variação. Dialetologia. Sociolinguística. Formas pronominais. Língua Portuguesa

Esta tese apresenta um estudo da variação das formas pronominais tu e você no português oral da região Norte do Brasil, adotando-se os pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional e da Sociolinguística. O objetivo geral da pesquisa é, a partir dos estudos já realizados sobre a variação tu/você, analisar os fatores linguísticos e sociais que condicionam a variação desses pronomes no português falado na região Norte. Busca-se analisar de que modo eles estão distribuídos nos sete estados que compõem a região Norte do país (Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins) e observar a relevância das variáveis extralinguísticas (localidade, sexo, faixa etária e escolaridade) e linguísticas (tipo de referência, tipo de questionário, tempo verbal e paralelismo) no comportamento linguístico dos falantes. Além disso, objetiva-se representar, em cartas linguísticas, o uso dos pronomes tu e você, a fim de delinear a realidade dialetal da referida região. Pretende-se, com isso, contribuir para o conhecimento da realidade linguística do Brasil, objetivo precípuo do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), ao qual se vincula esta pesquisa. Nesse sentido, investigam-se essas formas pronominais em amostras de fala de informantes de duas faixas etárias – faixa 1 (18 a 30 anos) e faixa 2 (50 a 65 anos), dois sexos – masculino e feminino e, apenas nas capitais, dois níveis de escolaridade – ensino universitário e ensino fundamental, totalizando-se 120 informantes. Para melhor tratamento dos dados, dividiu-se o corpus em duas amostras, assim denominadas: 1) amostra Ensino Fundamental, com os informantes dos 24 pontos da região Norte apenas com esse grau de ensino e 2) amostra Capitais, com os informantes apenas das capitais, estratificados em dois níveis de escolaridade. Foram ouvidas e transcritas ocorrências de tu, você e cê registradas nas gravações do Questionário Fonético-Fonológico (QFF), das Questões de Prosódia (QP), Questionário Semântico-Lexical (QSL), Questionário Morfossintático (QMS), Questões de Pragmática (QPg), Temas para Discursos Semidirigidos (TDS) e Perguntas Metalinguísticas (PM) do Projeto ALiB. Por meio da análise variacionista, realizada com o GoldVarb 2001,  observou-se que, de modo geral, o pronome tu é favorecido pelos fatores linguísticos paralelismo, tipo de referência e tempo verbal, além dos extralinguísticos: faixa etária, localidade, tipo de questionário, escolaridade e sexo.

Externo à Instituição - CLEZIO ROBERTO GONCALVES - UFOP
Interno - 3499846 - GREDSON DOS SANTOS