Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE SANTOS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE SANTOS BARBOSA
DATA : 29/06/2021
LOCAL: Instituto de Letras - defesa Remota

Caminhos interculturais no ensino-aprendizagem de Espanhol: possibilidades da professora como autora de material didático

Interculturalidade. Ensino de espanhol. Material didático. Chapada Diamantina.

O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem por objetivo principal compreender o processo de proposição, desenvolvimento e mediação de materiais didáticos de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) com uma perspectiva intercultural. O cenário para essas observações e discussões será o Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Seabra, localizado na região da Chapada Diamantina. Para alcançar os objetivos, a pesquisa será construída a partir do seguinte arcabouço teórico: a Linguística Aplicada e o ensino de línguas estrangeiras; a importância do espanhol como língua estrangeira no cenário nacional e da cidade de Seabra - BA; autoria de materiais didáticos para as aulas de espanhol; a Interculturalidade e o ensino-aprendizagem de E/LE. A discussão que proponho demonstra-se importante para os professores em atividade e professores em formação inicial e continuada que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como LE, pois como afirma Silva (2018) diante deste cenário plural e multicultural de uma sala de aula, é cabível, portanto, o desenvolvimento de pesquisas que deem conta de entender ou, no mínimo, mostrar como essas relações acontecem. Será utilizada a abordagem qualitativa interpretativista, o procedimento que seguirei é a pesquisa-ação e serão utilizados os seguintes instrumentos e métodos para geração de dados: questionário diagnóstico virtual; aplicação de material didático e diário de campo. Para fundamentar as discussões, buscarei apoio nos seguintes referenciais teóricos: Candau (2010, 2011, 2012); Matos (2014, 2016); Mendes (2012, 2015); Moita Lopes (2006, 2019); Paraquett (2009, 2015, 2019); Walsh (2005, 2008, 2009, 2019); entre outros. Como resultado, almejo contribuir com o aprimoramento de práticas pedagógicas, que permitam criar um espaço de ensino-aprendizagem dinâmico com conteúdos que tenham relação com o contexto da Chapada Diamantina, além de propiciar um ambiente com experiências e emoções facilitadoras da aprendizagem, em que exista motivação, curiosidade, interação e principalmente respeito ao outro.

Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interno(a) - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA