Banca de DEFESA: RAFAELA SANTOS DE SOUZA

DISCENTE : RAFAELA SANTOS DE SOUZA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Plataforma zoom ou meet

Performatividade na produção escrita de falantes plurilíngues: um estudo de caso de alunos(as) africanos(as) do PEC-G

Sujeitos plurilíngues; superdiversidade; práticas translíngues/translinguagem; avaliação; produções escritas.

A partir da globalização, o trânsito de pessoas e de informações ultrapassaram as fronteiras físicas e comunicacionais. A sociedade contemporânea se encontra em meio a transformações que afetam diferentes âmbitos e influenciam diretamente as vidas dos sujeitos. Diante disso, as práticas linguísticas passam a emergir de diferentes experiências e processos interacionais, possibilitando que os sujeitos empreguem uma variedade de recursos linguístico-semióticos em suas interações locais, negociando sentidos e performando identidades. Assim, a partir da concepção de superdiversidade (VERTOVEC, 2007), os sujeitos plurilíngues se envolvem em práticas translíngues (CANAGARAJAH, 2013; ROCHA; MACIEL, 2015) e/ou translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014; WEI, 2018), através das quais suas identidades são performadas para diferentes propósitos sociais (Pinto, 2007; BUTLER, 2019). Portanto, o objetivo desta pesquisa é entender como essas práticas são consideradas no meio educacional, mais precisamente nas avaliações das produções escritas de sujeitos plurilíngues, e como as identidades são performadas através delas. Essa pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa interpretativista e se apresenta como um estudo de caso de cunho etnográfico que tem como sujeitos participantes uma professora e nove estudantes do curso de PLE (Português como Língua Estrangeira) do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA). As produções escritas são a base tanto para que os objetivos da pesquisa sejam alcançados como um dos instrumentos para a geração de dados que conta ainda com: entrevista com a professora, questionário com os/as estudantes e diário de campo da pesquisadora. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de revisão de processos avaliativos impostos aos sujeitos que compõem os espaços translíngues em salas de aulas (WEI, 2011), já que os métodos atuais ainda espelham ideologias monolíngues que legitimam a noção de língua como um sistema coeso e homogêneo (SHOHAMY, 2011).

Presidente - 1372213 - LIVIA MARCIA TIBA RADIS BAPTISTA
Externo(a) ao Programa - 1885099 - RICARDO JOSE ROSA GUALDA