Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO CARLOS SILVA JÚNIOR
DATA : 18/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras - defesa Remota
TÍTULO:

Nós do Sul na Educação Básica: suleando a prática docente e a educação linguística em espanhol no contexto sergipano


PALAVRAS-CHAVES:

Sulear; Prática Docente; Educação Linguística em Espanhol. 


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Esta pesquisa está vinculada à Linguística Aplicada e tem como objetivo geral conceber o Sul como epistemologia para sulear a prática docente e a educação linguística em espanhol na Educação Básica, a partir de experiências com docentes de língua espanhola em formação no contexto sergipano. Para isso, foram delineados quatro objetivos específicos: a) verificar as percepções que docentes de espanhol em formação inicial possuem sobre a prática docente e a educação linguística em espanhol no contexto sergipano; b) promover discussões, com docentes de língua espanhola em formação inicial, acerca do Sul como epistemologia e do suleamento da prática docente e da educação linguística em espanhol; c) analisar materiais didáticos elaborados pelos(as) participantes da pesquisa para contemplar o Sul em um processo de educação linguística suleada em espanhol; d) avaliar as implicações que as interações vivenciadas durante a utilização dos materiais elaborados podem suscitar para a prática docente e para a educação linguística em espanhol na Educação Básica, ambas em uma perspectiva suleada. O referencial teórico que tem fundamentado as discussões da tese é constituído pelos seguintes eixos suleadores: Linguística Aplicada (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006, 2013); Sulear (CAMPOS, 1991, 1999; FREIRE, 1992); Estudos Decoloniais (CASTRO‑GÓMEZ, 2000; DUSSEL, 1993, 2005; ESCOBAR, 2003; MALDONADO-TORRES, 2005, 2007; MIGNOLO, 2003, 2007, 2008; QUIJANO, 1992, 2006; SOUSA SANTOS, 2007, 2018; WALSH, 2009, 2013); Docência (FREIRE, 1992, 1996; NÓVOA, 1999) e Educação Linguística em Espanhol (MATOS, 2018, 2020; PARAQUETT, 2012, 2018, 2019; SILVA JÚNIOR, MATOS, 2019). No que concerne ao aporte metodológico, esta pesquisa é de natureza qualitativa, com uma base heurística, por englobar processos de autorreflexão dos(as) participantes, e um viés colaborativo no desenvolvimento do processo. A pesquisa está sendo realizada com oito licenciandos(as) do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que estão alocados no Colégio de Aplicação da UFS, com a supervisão do pesquisador, e acompanham turmas de língua espanhola do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio. Os instrumentos de pesquisa utilizados são: questionário, diário de campo e materiais didáticos elaborados pelos(as) participantes. Como estratégias para gerar, registrar e analisar os dados, estão sendo adotadas: grupo focal e encontros de acompanhamento com os(as) pibidianos(as), observação das aulas com os materiais elaborados, sessões reflexivas com os(as) estudantes da Educação Básica e intersecção dos dados. Por meio desse processo heurístico com viés colaborativo, em busca de uma metodologia “outra”, incluo “práticas decolonizantes” (ORTIZ OCAÑA; ARIAS LÓPEZ; PEDROZO CONEDO, 2018) durante a geração e análise dos dados por meio do conversar alterativo, do contemplar comum e do refletir configurativo. Com relação à análise dos dados gerados, esta pesquisa recorre à Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida pelo brasileiro Roque Moraes (2003), por reconhecer seus pressupostos de um paradigma emergente que busca compreender os fenômenos de modo plural, heterogêneo e transversal. Com isso, espera-se contribuir na difusão de um pensamento suleado sobre a docência e a educação linguística em espanhol, no contexto sergipano, a partir de uma epistemologia decolonial em prol de uma educação intercultural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interno(a) - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externo(a) à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 16:38
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