Banca de DEFESA: LINCOLIN DE JESUS PESSOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LINCOLIN DE JESUS PESSOA
DATA : 23/04/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Instituto de Letras Sessão Virtual pelo Conferência Web
TÍTULO:

O PIBID COMO UM TERCEIRO ESPAÇO DE COMPLEXIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS


PALAVRAS-CHAVES:

PIBID; Formação de Professores; Complexidade; Interculturalidade.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Nesta dissertação narro, por meio de uma abordagem autoetnográfica, pautada na Linguística Aplicada, as experiências vividas no meu processo de formação inicial, como professor de língua-cultura hispânica, e as minhas inquietações acerca de como é desenvolvida essa formação, principalmente, no curso de licenciatura em que me formei. Através dessas narrativas pessoais/interpretativas, que estão em constante diálogo com vozes de variados estudiosos da antropologia, da educação, do ensino-aprendizagem de línguas, da formação de professores etc., busco desenvolver as minhas reflexões sobre a formação inicial do professor de línguas de modo a ponderar a forma como ela acontece sob a regência do paradigma tradicional, que domina as ações humanas em geral e como ela poderia dimanar sob a tutela de um “novo” paradigma, o da complexidade, via a construção da interculturalidade. Nesse cenário, apoio-me na minha bagagem experiencial proveniente da minha vivência no e com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por considerá-lo um programa profícuo e criador de terceiros espaços formativos, que age, dialogicamente, entre a universidade e a escola, podendo possibilitar, de modo gradual, o rompimento com o sistema tradicional de formação docente por meio da criação de espaços híbridos e do trabalho com mais afinco de questões complexas que são, via de regra, simplificadas no processo formativo inicial, por variados motivos que, na maioria das vezes, estão vinculados ao pensamento propagado pelo paradigma tradicional. Nesse sentido, o meu objetivo com este trabalho é refletir acerca de uma mudança paradigmática no campo educacional, a começar pela formação inicial do professor de línguas, a fim de contemplar as demandas complexas pulsantes na contemporaneidade, tendo como pilar de sustentação a construção intercultural no âmbito de um espaço que se configura como terceiro para a formação: o PIBID.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Interno(a) - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Interno(a) - 1372213 - LIVIA MARCIA TIBA RADIS BAPTISTA
Externo(a) à Instituição - ALINE SILVA GOMES
Externo(a) à Instituição - SÉRGIO IFA
Notícia cadastrada em: 14/04/2021 12:49
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA