A INTERFERÊNCIA DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA NEGATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO
bilinguismo, concordância negativa, aquisição, sintaxe
Pretende-se, com este trabalho, coletar e analisar dados acerca do processo de aquisição da linguagem por crianças brasileiras bilíngues, falantes de Português Brasileiro como língua materna e da Língua Inglesa como a L2/Língua Estrangeira. Os dados serão coletados e analisados à luz da teoria gerativa, levando em conta os princípios que são as coisas comuns entre os idiomas, os parâmetros que são as diferenças entre eles e a criatividade que cada falante possui e nada mais é que a capacidade de criação e compreensão de sentenças nunca proferidas e também a capacidade de julgamento da gramaticalidade das sentenças. O fenômeno aqui analisado será a concordância negativa, que diz respeito à possibilidade que dadas línguas, como o Português Brasileiro, possuem de ter duas partículas negativas em uma sentença que permaneçam com uma interpretação negativa, ou seja, não se neutralizem; outros idiomas, que assim como o Inglês são de Double Negation, não apresentam essa possibilidade, duas partículas negativas em uma sentença altera o valor de verdade da mesma e a sentença torna-se positiva.