Banca de DEFESA: PATRICIA VILELA DA SILVA

DISCENTE : PATRICIA VILELA DA SILVA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Virtual

Nos toscos bancos: o lugar da escrita na Vila de Santo Antônio de Jacobina-Ba no século XIX (1827-1860)

História Social da Cultura Escrita. Escolarização. Vila de Santo Antônio da Jacobina. Século XIX

Esta Tese investiga como se deu a difusão do escrito na Vila de Santo Antônio da Jacobina-Bahia, no período compreendido entre 1827 e 1860, no contexto da escolarização, com enfoque no ensino da língua portuguesa no Brasil. Toma como diretrizes teóricas os estudos sobre a constituição da História Social Linguística do Português Brasileiro e da História Social da Cultura Escrita, com o propósito de contribuir para o projeto de reconstrução da história social do Português Brasileiro (MATTOS E SILVA, 2004). Nesse sentido, apresenta como proposta metodológica a pesquisa documental, de natureza qualitativa, cujos corpora se constituem em correspondências emitidas pela Câmara Municipal de Jacobina, relatórios de juízes e presidentes da província da Bahia, mapas de frequência produzidos por professores da Vila, Leis e Resoluções relativas à instrução pública, dentre outros. Busca-se, inicialmente, apresentar aspectos da sócio-história, que caracterizam aquela Vila, para que se possa melhor compreender os dados levantados referentes à escolarização, como o processo de ocupação territorial, aspectos étnico-demográficos e o povoamento no sertão das Jacobinas. Em seguida, descreve-se o funcionamento das aulas públicas de primeiras letras e de Gramática Latina existentes na Vila, naquele período, e que refletem os aspectos relacionados ao ofício do magistério. A partir da análise de dezenove mapas de frequência produzidos pelos professores, mais propriamente na década de 1840, são apresentados dados que revelam o perfil dos sujeitos que tiveram acesso ao escrito, em contextos escolares, relativo à cor/etnia, idade e condição social, assim como as aprendizagens adquiridas em relação à aquisição da leitura, da escrita e dos elementos gramaticais. Analisam-se métodos e materiais empregados, evidenciando as representações acerca do processo de ensino da língua portuguesa e as dimensões de natureza ideológica e política subjacentes aos manuais escolares. Do que foi possível investigar, este estudo revela a diversidade social e étnica dos sujeitos que tiveram acesso à escolarização na Vila de Santo Antônio da Jacobina, na primeira metade do século XIX, aos quais foi possível aprender a ler e a escrever, ainda que, muitas vezes, em condições desfavoráveis.

Presidente - 131.917.135-49 - EMILIA HELENA PORTELLA MONTEIRO DE SOUZA - UFBA
Interno - 287855 - TANIA CONCEICAO FREIRE LOBO