Français sur objectif universitaire: o ensino da língua francesa no PROFICI UFBA
Français sur Objectif Spécifique; Français sur Objectif Universitaire; Linguística Aplicada; Ensino-aprendizagem de línguas; Formação de professores; Mobilidade acadêmica; Internacionalização das universidades
Diferentes abordagens e métodos têm acompanhado o ensino de língua estrangeira ao longo do tempo fazendo com que, dentro de uma visão sociointeracionista e discursiva, o aluno se tornasse protagonista em práticas pedagógicas que consideram suas motivações e necessidades, a exemplo do Français sur Objectif Spécifique (FOS), no qual se insere o Français sur Objectif Universitaire (FOU). Nesse contexto, a pesquisa indaga como as atividades desenvolvidas sob tal perspectiva podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Em caráter mais específico, avalia como o perfil dos alunos interfere na adoção do FOU e de que modo os materiais didáticos produzidos e os instrumentos de verificação da aprendizagem estão relacionados com tal modalidade. Por fim, associa o ensino do FOU ao processo de internacionalização na UFBA. Sendo uma pesquisa qualitativa, interpretativa e de cunho etnográfico, se insere na Linguística Aplicada e se liga ao interculturalismo; à formação de professores; à mobilidade acadêmica e à inserção do sujeito no meio social. Em sua metodologia se vale do referencial teórico e da aplicação de questionário; relato de professores e análise de documento. Tendo como objeto de análise o FOU, apresenta um campo ainda pouco estudado no Brasil e busca preencher uma importante lacuna no que tange à formação de professores de língua estrangeira, mais especificamente do francês que, em sua maioria, o desconhecem. De igual modo, espera contribuir para a reflexão acerca do ensino em programas de proficiência, bem como para a valorização do plurilinguismo, a partir das políticas linguísticas e ações de internacionalização nas universidades.