Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA CAMILA TRAJANO DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA CAMILA TRAJANO DOS REIS
DATA : 17/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

A DIVERSIDADE DA LÍNGUA ESPANHOLA E O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático; Ensino-Aprendizagem de E/LE; Variação Linguística.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A pesquisa surge a partir da uma inquietação acerca do ensino aprendizagem da Língua Espanhola no que tange à abordagem da variação linguística nos livros didáticos destinados ao público do Ensino Médio. Desse modo, temos como objetivo analisar como é abordada a variação linguística nas unidades didáticas que compõem as coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no edital de 2018. A escolha deste objeto de estudo justifica-se pela relevância que o Livro Didático (LD) possui dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula, sendo um dos recursos mais adotados, sobretudo para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). No primeiro capítulo teórico, apresentamos às fundamentações teóricas que envolvem os estudos da diversidade linguística da língua espanhola, sendo esta abordagem necessária para compreensão do caráter heterogêneo do segundo idioma mais falado do mundo. Enquanto que no segundo capítulo abordamos as principais fundamentações teóricas dos estudos desenvolvidos na Linguística Aplicada e na Sociolinguística Variacionista que permitem o diálogo e a interdisciplinaridade entre as duas áreas, como, por exemplo, a relação entre língua e sociedade na contemporaneidade, além de tratar do fenômeno da variação linguística no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros e da sua abordagem nos livros didáticos. A metodologia adotada é de teor qualitativo – bibliográfico (TELLES, 2002; SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; DENZIN, LINCOLN, 2007), abordando também os pressupostos da pesquisa documental visto que o objeto de estudo é caracterizado como um documento, no caso o livro didático, e tendo como procedimentos de análise as técnicas da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual se prevê três fases fundamentais: préanálise, exploração do material e tratamento dos resultados (isto é, a inferência e a interpretação). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2893704 - MAILSON DOS SANTOS LOPES
Externo à Instituição - ALINE SILVA GOMES
Notícia cadastrada em: 09/12/2020 14:13
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