Banca de DEFESA: MARTA MENDES DIAS DE JESUS

DISCENTE : MARTA MENDES DIAS DE JESUS
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Instituto de Letras

A LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO INSTIUTO FEDERAL DA BAHIA (IFBA)

Leitura. Texto. Prática de letramentos. Ensino da língua materna.

Ler e escrever são ações que fazem parte do processo da constituição identitária, política e cultural do falante e envolvem diversas práticas sociais, entre elas o letramento. Sendo assim, a pesquisa intitulada A leitura no processo de ensino-aprendizagem da escrita em língua portuguesa no Instituto Federal da Bahia (IFBA) sob a perspectiva do letramento crítico objetiva verificar como a leitura contribui para o desencadeamento de práticas de letramento com alunos do ensino médio técnico dos cursos de Edificações e Geologia, do 1º e 3º períodos. O subsídio teórico deste estudo foi gerado a partir de diferentes áreas de conhecimento: Linguística Textual, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, representadas pelos teóricos: Solé (1998), Koch (1992, 1999, 2008), Pêcheux, Soares (1988), Kleiman (2008, 2016), Antunes (2006, 2008, 2009), Bakhtin (1997,1999), entre outros. Desse modo, refletir sobre o papel da leitura e as práticas de letramento no ensino médio técnico do IFBA é pensar nos sujeitos capazes de interagir com o mundo utilizando a linguagem nas diversas situações de comunicação e prática social. A opção pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi escolhida por ser a mais viável para atingir os objetivos esperados, tendo em vista o contexto e os participantes como principais protagonistas da investigação. Sendo o IFBA uma instituição de referência no ensino público de qualidade, as condições impostas para que se atinja o nível de exigência e os resultados esperados exigem dos discentes uma postura de sujeitos leitores críticos e ativos, por isso a necessidade de se refletir sobre o ensino da língua materna e o papel da leitura nesse ambiente. Mesmo com tantas pesquisas na área de linguagem, ainda é possível observar equívocos no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, principalmente no que se refere à leitura e produção textual. Os resultados das avaliações anuais são a justificativa da necessidade de se investigar esta temática, uma vez que os resultados permanecem insatisfatórios.

Presidente - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2896618 - LUCIELEN PORFIRIO