Banca de DEFESA: FERNANDO ALISSON SANTOS SAMPAIO

DISCENTE : FERNANDO ALISSON SANTOS SAMPAIO
DATA : 09/12/2020
LOCAL: online

MEMÓRIAS PIBIDIANAS: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS/UFBA PARA AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID. Formação de Professores. Ensino de Leitura e Escrita.

Criado em 2007, no âmbito do Ministério da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como foco “fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior”, preparando-os para atuar na educação básica pública (Portaria n°38/2007).  Trata-se, portanto, de uma política pública educacional que visa o fortalecimento de ações para a formação do magistério e incentivo à docência. Contudo, este programa vem sofrendo ameaças de corte desde o ano de 2016. Além disso, em 2018, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), referente a 2019, previu a suspensão do pagamento de 105 mil bolsas, a partir de agosto de 2019, o que significaria a extinção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A partir desse cenário, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender, da perspectiva dos bolsistas egressos PIBID Letras/UFBA, quais as contribuições do Programa de Iniciação à Docência para as práticas de formação para a atuação na educação básica. Como objetivos específicos, busquei (a) entender quais reflexões o bolsista egresso faz em relação às suas experiências no Programa PIBID e as relações dessas experiências com sua atuação na sala no que se refere ao ensino da leitura e da escrita e (b) compreender como as leituras, práticas e ações do PIBID subsidiam a prática do egresso no seu fazer docente. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa analisou os relatos de memórias de um grupo de 8 bolsistas egressos do PIBID Letras/UFBA, a partir da ótica da Pesquisa Qualitativa-Interpretativista (BAUER e GASKELL, 2002; BORTONI-RICARDO, 2008), da História Oral (THOMPSON, 1992; PORTELLI, 1997, 2001; GUEDES-PINTO, 2000; MEIHY, 2006) e da Entrevista Narrativa (MUYLAERT, 2014). Como fundamentação teórica, o trabalho está ancorado nos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 1995, 2004; BARTON 1994; ROJO, 2008; STREET, 2014) e no Campo de Formação de Professores (GATTI, 2009; ANDRÉ, 2016). Com base na análise, os egressos apontaram que o PIBID contribuiu para um maior estreitamento das relações entre a escola e a universidade, assim como para o amadurecimento da sua formação docente.

Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA