IMAGENS DE YOUTUBERS MARCADOS PELA TATUAGEM E PELO BODY PIERCING: SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE NO DISCURSO
formação discursiva; enunciação; corpo; sujeito
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como são constituídas discursivamente as imagens do sujeitos intitulados youtubers, que têm o corpo marcado pela tatuagem e pelo body piercing. Caracteriza-se como um estudo analítico interpretativo, que tem seu corpus constituído de vídeos que foram postados por internautas da plataforma de vídeos YouTube no período entre 2014 e 2018. Ainda tratando-se das imagens que são investigadas a partir desse corpus, deu-se atenção a imagem dos youtubers sobre o corpo marcado e sobre a marcação, além das imagens dos internautas sobre as marcações e sobre os youtubers. Como suporte para contribuir de forma elucidativa com o objetivo geral e também para objetivos específicos, serão utilizados os conceitos advindos da teoria da Análise do Discurso de vertente francesa e da Enunciação, estes são, respectivamente: Formações Imaginárias, Subjetividade na Linguagem e Interdiscurso e Formação Discursiva. Serão mobilizados ainda estudos sociológicos e antropológicos para que se possa compreender a trajetória da marcação corporal e auxiliar nas análises que serão feitas. Tanto os teóricos que foram utilizados para estudo, quanto a justificativa para a escolha dos vídeos específicos para o corpus, relacionam-se com um recorte temático que discute a questão das marcações extensas no corpo; marcações corporais em adolescentes; marcações corporais e emprego e marcações e sua relação com a saúde e a dor. Os desdobramentos da pesquisa só foram possíveis, pois tomou-se como base para nortear as análises e a metodologia, os pressupostos para revisão de literatura advindos de Benveniste (1976, 1989), Pêcheux (1995, 1997b) sendo estes referentes ao recorte linguístico. No campo da Sociologia e da antropologia as contribuições teóricas foram feitas a partir das considerações de Ferreira (2014), Hall (2000, 2006), Le Breton (2012, 2013).