Banca de DEFESA: BARBARA CRISTINA DOS SANTOS CARNEIRO

DATA : 13/10/2020
LOCAL: Virtual

RECRIANDO O ROTEIRO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavras-chave: Audiodescrição. Roteiro de AD. Deficiência Intelectual.

A Audiodescrição (AD) é uma forma de tradução intersemiótica em que signos visuais são traduzidos em signos acústicos verbais. Dentre os diferentes tipos de AD, podemos mencionar filmes, onde a AD é inserida nos momentos de silêncio entre os diálogos; obras estáticas, como no caso de fotografias, esculturas. Apesar de a AD ser uma ferramenta totalmente voltada para os deficientes visuais, público considerado no momento da produção do roteiro de AD e para quem a ferramenta foi desenvolvida, há pesquisas recentes que tem como foco outros espectadores também mencionados na literatura como possíveis beneficiados: as pessoas com deficiência intelectual (DI). Com base no trabalho de Carneiro (2015), a presente pesquisa, apoiada nas teorias do Escopo e da Relevância, objetivou propor um modelo de audiodescrição voltado para esse público específico, uma vez que a AD auxilia na melhor compreensão da narrativa fílmica por parte desses sujeitos. Após a revisão teórica sobre estudos da audiodescrição, audiodescrição como modalidade de tradução, deficiência intelectual e teoria da relevância em tradução, foi elaborado um roteiro de audiodescrição que sanasse as lacunas oferecidas pelo roteiro utilizado por Carneiro e previamente feito para pessoas com deficiência visual. Os filmes utilizados na pesquisa foram os mesmos utilizados no estudo anterior mencionado, sendo eles Águas de Romanza e Vida Maria. Uma vez pronto os roteiros propostos, uma pesquisa de recepção foi conduzida, após submissão ao Comitê de Ética em pesquisa, para diagnosticar as possíveis lacunas de compreensão e a efetividade dos roteiros propostos. Com base nos resultados, concluiu-se que os roteiros supriram a maioria das lacunas encontradas por Carneiro (2015), tendo apenas a descrição do clímax no roteiro do filme Águas de Romanza não surtido o efeito esperado.

Interno - 284646 - DENISE CHAVES DE MENEZES SCHEYERL
Presidente - 283007 - ELIZABETH REIS TEIXEIRA