Banca de QUALIFICAÇÃO: JACYARA NÔ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACYARA NÔ DOS SANTOS
DATA : 16/11/2020
LOCAL: UFBA via Online

FROM RESEARCH TO PRACTICE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS

Inglês como Língua Franca; Formação Inicial de Professores de Inglês; Ensino de Língua Inglesa.

Apesar de, na atualidade, a língua inglesa (LI) compartilhar seu status de língua franca com outras línguas também reconhecidas como desnacionalizadas tais como o árabe, o chinês, o português e o espanhol, a extensão global alcançada pela LI permanece sem precedentes. (PANERO, 2018; WIDDOWSON, 2018). Como resultado dessa globalidade sem precedentes, torna-se cada vez mais complexo definir o que seja de fato a LI e o que se entende por falantes de LI, desafiando, dessa forma, premissas consideradas como incontestáveis na área de ensino de língua inglesa (ELI). Discussões sobre a relação do campo do Inglês como Língua Franca (ILF) e o ELI têm crescido substancialmente nos últimos anos e, cada vez mais, um número crescente de profissionais do ELI tem sido exposto aos resultados e desenvolvimentos das pesquisas de ILF. No entanto, o desafio de trazer a teoria e resultados de estudos do ILF para a sala de aula de LI de maneira mais sistemática e numa base regular ainda persiste (SIQUEIRA, 2020). Diante disso, reconhecendo o campo de estudo do ILF como um espaço privilegiado para problematizar questões relevantes para o ELI na contemporaneidade, como um espaço de decolonialidade (KUMARAVADIVELU, 2016; SIQUEIRA, 2018; 2020) e entendendo que mudanças na prática de ELI passam pela formação inicial de professores e que, nesse contexto, os professores formadores são agentes cruciais para a transformação de crenças e atitudes (GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018), esta pesquisa de doutorado em andamento, tem como objetivo principal identificar se e como futuros professores de inglês, consideram ser possível articular conhecimentos acerca do ILF em suas práticas de sala de aula. Para dar conta desse objetivo geral, esta investigação, que se insere no campo da Linguística Aplicada, se configura como uma pesquisa de cunho etnográfico e faz uso de técnicas e instrumentos que privilegiam a análise qualitativa dos dados. A pesquisa conta com a colaboração de cinco professores formadores e doze alunos- docentes do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os dados da investigação foram gerados através de questionários, entrevistas semiestruturadas e registros etnográficos advindos de observações de aulas. Ademais, também será realizada análise das ementas de componentes curriculares relacionados à LI do referido curso. Para condução da análise e interpretação dos dados gerados, com base na fundamentação teórica que orienta esta investigação, isto é, os estudos do ILF (DUBOC, 2018; 2019; JENKINS, 2015, 2018; JORDÃO; MARQUES, 2018; JORDÃO, 2019a, 2019b; SIQUEIRA, 2018; BAYYURT; SIFAKIS, 2015; SIFAKIS, 2018, dentre outros), foram utilizadas contribuições da metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), através da utilização da técnica da análise categorial temática.

Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interno - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA