Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIELLE GOMES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIELLE GOMES RODRIGUES
DATA : 13/10/2020
LOCAL: Ambiente virtual Skype: https://join.skype.com/ENBnMGSefKXK

A construção do ethos na iniciação à docência: proposta de análise da imagem do professor em formação no PIBID-letras da UFBA

Discurso; Ethos; Formação Docente; PIBID

Com o objetivo de analisar a construção do ethos de Bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, esta pesquisa propõe observar a prática do PIBID Letras da UFBA durante o processo de formação docente dos licenciandos, refletir sobre o conceito de ethos e sua construção ao longo do tempo, além de verificar o ethos eminente dos bolsistas de ID. Para realizar este estudo, estuda-se textos de variados gêneros produzidos por bolsistas, nos quais eles apontam suas experiências com as práticas docentes adquiridas durante o PIBID, a fim de analisar a construção do ethos apresentado nesses textos, considerando também o contexto de formação dos licenciandos. Inserida no campo de estudos da Análise do Discurso, a abordagem metodológica desta pesquisa caracteriza-se pela natureza qualitativa, de caráter exploratório, que permite a observação e descrição dos fenômenos através da compreensão e interpretação dos dados. Assim, a pesquisa está sendo desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico de categorias teóricas, que permite analisar a construção do ethos partindo da perspectiva abarcada por Maingueneau (2005, 2008, 2013), que aborda as transformações do ethos e distingue-os em discursivo e pré-discursivo, dito e mostrado. O primeiro capítulo deste trabalho apresenta um panorama contextual sobre a formação docente no Brasil e sobre a formação docente inicial proposta pelo PIBID. O segundo capítulo, para melhor compreender a noção de ethos discutida atualmente, propõe um panorama sobre o percurso histórico do ethos, que envolve os estudos da Retórica de Aristóteles, discutidos por Reboul (2004), Meyer (2007) e Eggs (2005), da Argumentação de acordo com Perelman (2005), até chegar nas perspectivas de Maingueneau (2005, 2008, 2013, 2015) para a Análise do Discurso. O terceiro e último capítulo, debruça-se sobre a análise da construção do ethos docente em formação. Até o momento, a pesquisa revela que o processo formativo e a prática docente do PIBID contribuíram para a construção da imagem de si desses bolsistas de ID, configurando um ethos de futuros docentes preocupados com o ensino de Língua Portuguesa e a educação brasileira, além de apresentarem uma visão crítica acerca do ensino e metodologias adotadas na prática em sala de aula.

Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interno - 3062795 - ADRIANA SANTOS BATISTA