Banca de QUALIFICAÇÃO: LINCOLIN DE JESUS PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LINCOLIN DE JESUS PESSOA
DATA : 25/09/2020
LOCAL: Instituto de Letras Sessão Virtual pelo Conferência Web: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ferna

O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL E COMPLEXA

PIBID. Formação. Ensino. Espanhol. Interculturalidade. Complexidade.

Para a qualificação, apresento os dois primeiros capítulos da minha dissertação. No primeiro, busco construir de forma orgânica a minha vivência no PIBID por meio de uma narrativa, na qual destaco as principais contribuições que o programa teve na minha formação acadêmica inicial como professor de língua espanhola, além de apresentar a sua origem, as leis e os decretos que o sustentam, os seus objetivos etc. O meu intuito com o primeiro capítulo é deixar visível a relevância do PIBID para mim e, por extensão, para as licenciaturas e para os licenciandos de forma geral. No segundo, apoiando-me em diversos estudiosos da educação, da antropologia, do ensino-aprendizagem de línguas etc., caminho a favor da implementação do paradigma da complexidade como regente da área educacional no que compete à minha seara, a formação inicial do professor de línguas. Assim sendo, construo um texto cujo objetivo é mostrar a insuficiência do paradigma tradicional com as suas fragmentações, as suas falsas dicotomias e todas as suas exclusões. Ao advogar em prol do paradigma da complexidade trago à luz a interculturalidade, uma dentre outras formas possíveis de rompermos, por meio da valorização das ações complexas, crítico-reflexivas e identitárias, o sistema operante atual de formação de professores de línguas no país.

Presidente - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA