Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA CRISTINA MARTINS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA CRISTINA MARTINS DE OLIVEIRA
DATA : 02/10/2020
LOCAL: Instituto de Letras

O que Dizem os Formadores? Representações sobre o Ensino

de Língua Inglesa em Escolas Públicas Baianas

Formação de Professores. Língua Inglesa. Linguística Aplicada. Representações Sociais.

A presente pesquisa em andamento objetiva desvelar as representações sociais dos formadores de professores sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas baianas. O inglês tem a representação de disciplina menor na educação brasileira (LIMA, 2011, 2013), mesmo a língua inglesa tendo o status de língua internacional ou franca (JENKINS, 2007; SIQUEIRA; 2011), e ser um dos motores para a internet e para a globalização (KUMARAVADIVELU, 2006). Justifica-se esse trabalho pela relevância que a parte prática do curso de Letras – língua inglesa possui no momento de formação do graduando. Conhecer as representações dos formadores pode dar pistas de como os graduandos são preparados para o desafio de lecionar na escola pública. O objetivo geral da pesquisa é investigar como são construídas as representações sociais dos formadores sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas. Os objetivos específicos são: a) Compreender e analisar de que maneira as representações sociais sobre o ensino de língua inglesa no segmento público orientam a atuação dos formadores; b) Descobrir que estratégias os formadores utilizam para preparar os graduandos para o ensino de inglês no contexto público; c) Investigar as representações que os formadores constroem sobre os graduandos de língua inglesa no curso de Letras; d) Analisar como funcionam as parcerias entre as escolas públicas e as universidades em que os formadores atuam e que características apresentam; e) Compreender como as representações sociais dos formadores contribuem para a formação dos graduandos. O aporte teórico da pesquisa está delineado com base nas representações sociais ((MOSCOVICI, 1981, 2011; JODELET, 2001; ABRIC, 1994; ORNELLAS, 2011b), em construtos da psicanálise (FREUD, 1925/2009; LACAN, 1992) e no discurso como laço social (DUNKER et al., 2017; COELHO, 2006; QUINET, 1999; FERRARI, PELLIÓN, 2011; FERRARI, 2010; RAVINOVISH, 2001). Já a análise de dados terá o apoio da análise do discurso crítica, pautando-se nos construtos ideológicos que circunscrevem a materialidade da língua (DIJK, 2017; FAIRCLOUGH, 2001). A metodologia utiliza abordagem qualitativa e é de cunho etnográfico. Além disso, a pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2015) também delineia a construção dos instrumentos e da geração de dados. Três instrumentos foram elaborados: narrativas escritas, entrevistas orais com questionários semiestruturados e observação de aulas. Também serão analisados os documentos que organizam as disciplinas práticas do curso de Letras – língua inglesa, isto é, projeto pedagógico e regimentos, quando houver. A pesquisa possui seis respondentes de universidades, formadores que lecionam na parte prática do curso supracitado. A análise dos dados será feita de acordo com cada instrumento e depois uma triangulação será realizada para validação dos dados encontrados.

Presidente - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA
Interno - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA