Banca de DEFESA: LÍDIA TXAI MARINHO MINHO OGANDO

DISCENTE : LÍDIA TXAI MARINHO MINHO OGANDO
DATA : 06/07/2020
LOCAL: https://join.skype.com/rTJLdJejxKuq

A Espanha como espaço de emigração e imigração no contexto de ensino de Língua Espanhola

Imigração. Espanha. Ensino Intercultural. Ensino de Espanhol.

Esta dissertação de mestrado, que está situada na Área de Linguística Aplicada, tem como principal objetivo abordar a história e o legado da Espanha como país de emigrantes para o Brasil durante o século XX e como país receptor de imigrantes da África na atualidade, com o propósito de verificar se este tema contribui para o ensino de língua espanhola em contexto brasileiro. Para isto, a pesquisa seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e de cunho etnográfico, através de reflexões sobre o comportamento dos alunos e a construção de conhecimentos em sala de aula durante a aplicação de uma Unidade Didática, que puderam ser verificados a partir da análise de questionários que compuseram o corpus da pesquisa. A cidade de Salvador recebeu um grande fluxo de imigrantes espanhóis, em sua maioria, galegos. Como professora de espanhol, parece-me relevante abordar o tema da imigração espanhola para o Brasil (Salvador) nas aulas de língua espanhola a partir de uma abordagem intercultural, visto que é uma oportunidade de oferecer aos aprendizes um conhecimento do universo estrangeiro feito a partir do estabelecimento de diálogos com sua realidade sociocultural. Ademais, assim como os professores de espanhol, os alunos precisam ter conhecimentos das culturas em língua espanhola, o que inclui também conhecer os processos históricos ocorridos. Atualmente, a Espanha vem recebendo um grande fluxo de imigrantes, dentre eles, refugiados, tornando-se a principal porta de entrada para a Europa. Apesar de abordar este tema no que diz respeito à Espanha, este é um assunto atual e que está presente na maioria dos países, fazendo-se necessário tratar questões sobre imigração, também, para abrir espaço ao diálogo sobre cidadania universal e os problemas ocasionados pela dita globalização. A partir dos dados analisados, foi possível confirmar que os aprendizes não conheciam o tema e apresentaram algumas construções estereotipadas, além disso, foi perceptível a construção de novos conhecimentos de modo significativo. É evidente que chamar a atenção sobre a temática é relevante, dado que, como professores, é necessário provocar reflexões críticas nos nossos alunos para que possam agir de forma mais ativa e responsável na sociedade.

Externo ao Programa - 2615558 - CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE SOUSA
Externo à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS