Banca de DEFESA: GILVAN DA COSTA SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILVAN DA COSTA SANTANA
DATA : 19/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

IMAGEM DISCURSIVA FEMININA NAS LETRAS DO SAMBA-CANÇÃO DE DOLORES DURAN E DO FUNK DE TATI QUEBRA BARRACO


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso; Estudos Culturais; Feminismos X Patriarcalismo; Música Popular Brasileira.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

A pesquisa que resultou em tese de doutoramento estabeleceu conexões entre Estudos Culturais e Análise de Discurso de linha francesa. Nessa direção, levou-se a efeito a propositura de ver o discurso como lugar em que se pode observar a relação entre língua e ideologia, compreendendo como a língua produz sentidos por/para sujeitos. Destarte, estabeleceu-se a análise da imagem discursiva feminina presente nas letras de música de Dolores Duran (samba-canção dos anos 1950) e de Tati Quebra Barraco (funk dos anos 2000). A escolha dos dois estilos musicais estudados se deu pela importância de ambos para se entender a moderna música popular brasileira e, preponderantemente, pela representatividade, no que tange à presença de mulheres com perfis real ou aparentemente antagônicos. Para tanto, partiu-se de estratégias inter-relacionadas à busca de compreensão do como pensam e agem mulheres em condições de produção e formações discursivas diferenciadas. Logo, tal empreitada foi viabilizada pela correlação entre a materialidade linguística e a realidade histórica em suas implicações ideológicas. Assim, foram estabelecidos os mecanismos de interpretação e compreensão que se ligam aos processos de identificação dos sujeitos, em suas filiações de sentidos para descrever a relação desses sujeitos com sua memória discursiva, isto é, seus lugares de fala na produção de (efeitos de) sentidos em textos que constituem o corpus. Dito em outras palavras, interessou ao pesquisador a percepção das imagens de mulheres explicita e implicitamente detectáveis nas letras das músicas da amostragem, buscando compreender quais os paradigmas e quais as relações de gênero nelas inscritas, por meio de discursos revelados e não revelados - as ‘falas’ presentes ou ausentes em Dolores e em Tati - como efeitos de identidades femininas em confronto ou consonância com a ideologia patriarcalista. Em síntese, o estudo constatou que o discurso sobre/de mulheres presente na música brasileira é determinado ideologicamente como fruto das transformações históricas ocorridas. Nessa perspectiva, destacaram-se, tanto no samba-canção quanto no funk, antigas e novas posturas femininas, por meio de posicionamentos perante assuntos diversos, como casamento e maternidade, trabalho e carreira, sexo e fidelidade, enfim, construções identitárias. Assim é que o ethos discursivo feminino em cada um dos dois sujeitos discursivos sob análise reflete, concomitantemente, manutenção, transgressão, recuos, avanços, contradições, transições, enfim, posturas ideológico-políticas de significação e ressignificação socioculturais em termos do papel da mulher em si e na sociedade. Em suma, Dolores Duran e Tati Quebra Barraco são vozes ora concordantes ora dissonantes no universo das relações de gênero em sua existência na sociedade instituída.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIZ GASPARI MADUREIRA - UNEB
Externo ao Programa - 1677196 - ELMO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 283817 - IRACEMA LUIZA DE SOUZA
Externo ao Programa - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Externo à Instituição - MÁRCIA REGINA CURADO P. MARIANO - UFS
Notícia cadastrada em: 08/06/2020 17:56
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA