Banca de DEFESA: RENATA MARIANI MIRANDA

DISCENTE : RENATA MARIANI MIRANDA
DATA : 05/12/2019
LOCAL: STI – Sala 106

ESTUDOS SOBRE ACESSIBILIDADE NA RECRIAÇÃO DO ROTEIRO SONORO DO AUDIOLIVRO A ACENDEDORA DE LAMPIÕES

Peça Radiofônica. Audiolivro. Acessibilidade. Crítica Genética

A presente pesquisa é um estudo sobre acessibilidade no audiolivro A Acendedora de Lampiões (KAY, 2015), uma tradução e adaptação do audiolivro The Lamplighter (KAY, 2008), feito pelo Grupo de Pesquisa PRO.SOM, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Escrito pela autora escocesa Jackie Kay, esta narrativa de gênero épico está no formato de peça radiofônica e apresenta o drama vivido por quatro mulheres negras, durante o regime de escravidão, especificamente, nas colônias britânicas. A temática desta pesquisa foi definida a partir da necessidade de se revisitar o roteiro sonoro da peça radiofônica e identificar nela os recursos de áudio que não proveram uma ampla compreensão de alguns trechos, pelos ouvintes. Por ser o audiolivro uma mídia sonora em que o campo visual não atua como recurso auxiliar para a configuração da cena, o som é estabelecido como o principal canal para a transmissão de informações relacionadas à trama, agregando-lhe uma grande responsabilidade linguística. Como etapa fundamental da pesquisa, algumas pessoas com deficiência visual foram convidadas a participar de testes de áudio, devido à reconhecida acuidade auditiva e à experiência em utilizar o audiolivro como ferramenta de acessibilidade literária. Por meio desses procedimentos, foi possível obter dados para os ajustes sonoros necessários, mais tarde, realizados pelo Grupo de Pesquisa PRO.SOM, em estúdio, e também para constituir um dossiê genético, onde a análise do prototexto selecionado gerou dados importantes que contribuíram para a melhoria do processo de criação audiolivro pelo Grupo de Pesquisa PRO.SOM, incluindo a criação de uma nova versão, em streaming, para peça radiofônica A Acendedora de Lampiões (KAY, 2015), que, oportunamente, será disponibilizada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).

Presidente - 398.683.207-63 - SILVIA MARIA GUERRA ANASTACIO - UFBA
Interno - 872.718.935-04 - SILVIA LA REGINA - NENHUMA