O PIBID DE LÍNGUA INGLESA EM CONCEIÇÃO DO COITÉ: TRAJETÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CRÍTICA DO DOCENTE EM FORMAÇÃO
Pibid; Língua inglesa; formação crítica de professores; multiletramentos; interculturalidade crítica; Linguística Aplicada Crítica.
Essa tese versa sobre o processo de formação de professores, ocorrido durante o Pibid de Língua Inglesa/UNEB/Campus XIV, no período em que fui coordenadora do projeto, entre os anos de 2015 a 2017. Portanto, essa pesquisa traz no seu bojo questões sobre a formação crítica de futuros professores e os possíveis impactos dessa formação, lançando um novo olhar, sob uma análise teórica dos multiletramentos (GNL, 1996; Rojo, 2012; Cope; Kalantzis, 2008; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) entendido como um termo guarda-chuva que pode vir a incorporar questões da interculturalidade crítica (Walsh, 2013; Oliveira, 2018; Oliveira; Candau, 2010). Essa tese também nos fez pensar na importância de rever as ações “rememoradas”, guiadas pela perspectiva da Linguística Aplicada Crítica, que se constitui como “[...] uma abordagem mutável e dinâmica para as questões da linguagem em contexto múltiplos [...]” (Pennycook, 2006, p. 67) e investigá-los com vista a delinear possíveis soluções e propor respostas teórico-metodológicas que dialoguem com o processo de formação crítica e reflexiva de professores de língua inglesa. Para tanto, essa tese se estrutura com base em uma prática investigativa que teve como referência as informações colhidas a partir de uma pesquisa etnográfica, alinhada à abordagem qualitativo-interpretativista. Assim, na condição de ex-coordenadora do programa, também sou parte integrante, ou seja, “tanto o investigador quanto os participantes são simultaneamente sujeito e objeto de investigação” (Minayo; Guerriero, 2014, p. 1106). Portanto, é inegável que minha subjetividade esteve presente mediando meu trabalho de investigadora. Convidei 17 ex-pibidianos para participarem da pesquisa e, deste total, 15 aceitaram o convite. Para essa pesquisa, foi utilizado uma variedade de procedimentos/instrumentos para geração de dados, tais como: resgate de memórias através das entrevistas estruturadas e do processo de formação teórico e relatórios oficiais da CAPES, no sentido de refletir criticamente sobre a dinâmica do projeto Pibid que constitui o objeto central desta tese. Dito isto, o processo da escrita da formação foi realizado em duas etapas, na primeira descrevi as teorias abordadas durante o Pibid de língua inglesa, utilizando como referência os relatórios da Capes, meus planejamentos e minha memórias, para, em seguida, refletir teoricamente, já utilizando as bases teóricas dos multiletramentos e da interculturalidade crítica. A seguir, dentre os 114 relatórios da CAPES, analisei 49 dos ex-pibidianos que concordaram em participar da pesquisa e, por fim, realizei uma entrevista com os ex-pibidianos analisando um total de 135 respostas dentre as 9 perguntas realizadas na plataforma google forms, sendo todos os dados analisados, com base nas perguntas de pesquisa e à luz da teoria dos multiletramentos e da interculturalidade crítica. Os resultados realizados apontaram que, para uma boa formação crítica de professores, é necessário termos “terceiros espaços” (Zeichner, 2010), tais espaços viabilizam momentos de interação, troca de aprendizagem e observação crítica da prática. Verificamos também, que uma formação na perspectiva residencial do Pibid, proporciona maneiras de expandir a pedagogia dos multiletramentos como meio para dialogar entre pedagogias antigas e as contemporâneas. Vislumbramos, através dos resultados, que a interculturalidade crítica é necessária em uma sociedade vulnerável como Conceição do Coité, em que a localidade precisa se tornar evidência para se ensinar uma língua através de abordagens antirracistas, decoloniais e meios de empoderamento para grupos socioculturais distintos.