Banca de DEFESA: MANUELA SOLANGE SANTOS DE JESUS

DISCENTE : MANUELA SOLANGE SANTOS DE JESUS
DATA : 20/11/2019
LOCAL: Instituto de Letras

UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM AMARGOSA-BA: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Letramentos. Língua Materna.

O presente trabalho propõe uma investigação sobre as práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em classes dos anos finais do ensino fundamental em Amargosa-BA. Para tanto, averiguou-se tal ensino em duas classes de tal nível escolar, 7º e 8º ano, respectivamente, tendo em vista a aceitação de docentes de língua materna a tal pesquisa acadêmica. Com base no entendimento de que as práticas de letramento são capazes de transformar o indivíduo socioculturalmente, haja vista que o ler e escrever envolvem ações dentro e fora do ambiente escolar, entende-se como os letramentos estão relacionados ao exercício da cidadania, no seu sentido mais amplo, mas também a apropriação e utilização das informações e conhecimentos produzidos pela humanidade. Levando em conta a relação entre os letramentos e a agência-escola, espaço por assim dizer privilegiado de diversidades, atuações e sentidos formativos, busca-se, a partir de observações às aulas de língua materna, descrever as percepções sobre ensino de língua e seu imbricamento em práticas letradas, bem como as metodologias empregadas por docentes de língua portuguesa, no que tange a leitura e a escrita, em suas atuações pedagógicas no município amargosense. Ao se enquadrar em uma pesquisa qualitativa – interpretativista de cunho etnográfico –, na qual os fatos foram observados, registrados, analisados e interpretados em seus cenários naturais, a fim de apreender os significados conferidos pelos sujeitos participantes, tal pesquisa centrou-se, especificamente, numa escola da Educação Básica, atualmente administrada pela rede estadual de ensino, situada no município de Amargosa-BA. Partindo do pressuposto de que a linguagem é uma atividade socialmente construída, que possibilita múltiplas interpretações, corrobora posicionamentos e é constitutiva das práticas sociais de leitura e escrita, o trabalho realiza a junção de marcos teóricos relevantes, a saber: concepções de língua, ensino, texto, formação docente, além de letramento(s), leitura, escrita, multiletramento(s), fazendo jus ao campo da Linguística Aplicada, a qual compreende a linguagem em uso, atentando-se às mudanças, manifestações e realidades sociais. Autores como Antunes (2003, 2019, 2010), Britto (2005), Freire (2003), Hanks (2008), Marcuschi (2008), Orlandi (2011), Kleiman (1995, 2002), Street (1984, 2003, 2014), Rojo e Moura (2012, 2019) são exemplos de bases bibliográficas referenciadas. Tais bibliografias aliadas à pesquisa de campo – com aplicação de questionários e observações às aulas de língua portuguesa – buscaram constituir o cenário pesquisado, no que tange as práticas de letramento. Observa-se, por meio de tal trabalho, que docentes de língua materna, no devido município, expõem em suas aulas atuações sociocomunicativas, tendo em vista o caráter sociocontemporâneo o qual fazemos parte, mas ainda conservam reducionismos às práticas de leitura e escrita, especificamente, voltando-se à normatividade e prescrição gramatical/ortográfica. Mesmo reconhecendo as funções sociais e histórico-políticas da língua, presenciamos no espaço escolar uma resistência às múltiplas semioses imersas nas práticas discursivas de todos os sujeitos sociais.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Letramentos. Língua Materna.

Presidente - 287728 - DENISE MARIA OLIVEIRA ZOGHBI
Interno - 283817 - IRACEMA LUIZA DE SOUZA